Por Stephanie Macêdo – Agência de Notícias Alese
A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), declarou a ‘Festa Religiosa do Senhor do Bonfim na Cidade de Salgado’ como Bem de Interesse Cultural e a incluiu no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe. Todos os anos, milhares de devotos do Senhor do Bonfim – padroeiro do município de Salgado – , comparecem ao evento. A Festa Religiosa é a maior e a mais esperada pelos moradores da região.
A festa religiosa ocorre, anualmente, no mês de janeiro. O período festivo atrai a atenção dos moradores de Salgado e das cidades circunvizinhas. O Projeto de Lei de nº 261/2023, que foi aprovado por unanimidade no Poder Legislativo, é de autoria da deputada Áurea Ribeiro (Republicanos). A parlamentar defendeu a propositura, enfatizando a valorização do turismo cultural-religioso.
“Além de promover a valorização das tradições culturais e raízes salgadenses, a festa religiosa fomenta o turismo religioso local, reunindo milhares de pessoas do Estado de Sergipe, Alagoas, Bahia e outras regiões, trazendo benefícios econômicos e culturais ao Município, como também gera de vários empregos sazonais”, justifica a deputada no projeto.
Tradicionalmente, são dez dias de celebrações e festividades na cidade de Salgado, sendo o dia 22 de janeiro reservado para a realização da procissão e encerramento do cortejo. Neste dia ocorre o feriado municipal.
A propositura foi encaminhada ao Governo do Estado para ser sancionada.
Foto: folhadaregiaoonline