Por Habacuque Villacorte
O deputado estadual Iran Barbosa (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã dessa quarta-feira (13), para cobrar medidas que garantam os direitos das crianças e adolescentes.
Ele chegou a citar que o desabafo da coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos de seu mandato parlamentar que externou a preocupação com a falta políticas cidadãs e até de discursos das autoridades para as crianças. “A ONU concluiu que os Estados-Membros poderão ser responsabilizados pelos impactos negativos de suas emissões de carbono”.
“Às vezes não nos importamos sobre as questões ambientais, mas elas impactam de forma dura as nossas crianças e adolescentes, ficam expostas a ciclones, doenças transmitidas por vetores, poluição do chumbo, ondas de calor e escassez da água, além dos grandes níveis e poluição do ar. E o Brasil tem desrespeitado isso”, completou o petista.
Condomínios
Iran Barbosa aproveitou para fazer um apelo à Mesa Diretora no sentido que seja colocado em votação, em breve, sua propositura em que ele obriga os condomínios residenciais a notificarem os órgãos de segurança em casos de indícios de violência contra a mulher, crianças e adolescentes.
CMAIS
Ele também destacou o projeto de lei, de autoria do Poder Executivo, aprovado na Alese que Institui o Programa “CMAIS — Sergipe Acolhe” de proteção às crianças e adolescentes órfãos de vítimas da COVID-19 no Estado de Sergipe. “Fizemos uma indicação, aprovada aqui na Alese, exatamente nesta linha propondo que o governo do Estado fizesse algo neste sentido”.
Foto: Joel Luiz