Por Wênia Bandeira
A Sociedade Filarmônica Maestro Abílio Pereira Leite, da cidade de Itabaianinha, será reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Sergipe. O Projeto de Lei Ordinária Nº 166/2021, de autoria do deputado Georgeo Passos (Cidadania) foi aprovado e seguirá para sanção governamental.
Fundada em 03 de março de 2013, o grupo já é reconhecido como de utilidade pública do município e é integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A sua missão é defender a criança e o adolescente no tocante à inclusão social e das suas vulnerabilidades através da música instrumental e de artes cênicas, além de agir em defesa e conservação do patrimônio artístico musical.
“A instituição é uma entidade sem fins lucrativos, voltada para a área social, educacional e cultural, tendo como base o ensino e a prática coletiva de música, oportunizando a inclusão de crianças e jovens no processo de construção da cidadania, dando-lhes condições de desenvolverem suas potencialidades participando da vida da comunidade como verdadeiros cidadãos”, falou o parlamentar.
A Sociedade Filarmônica atende cerca de 120 alunos. São mantidas escola e Banda Musical e de Percussão. O PL foi aprovado na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe.
Foto: Divulgação