Por Stephanie Macêdo
Nesta terça-feira (18), durante a Sessão Extraordinária Mista, a deputada Maria Mendonça (PSDB) fez menção ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Em sua fala, a deputada frisou a importância de combater esse tipo de crime. A deputada é autora da Lei nº 7.271, que trata da política de estadual visando prevenir, identificar e coibir as práticas de violência ou exploração sexual de crianças e adolescentes. A lei é fruto do Projeto 158/2011, aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo Governo em novembro de 2011.
“É necessário que a sociedade como um todo, os poderes públicos, e principalmente a família, tenha a clareza da importância de chamar a atenção para os cuidados com as crianças e adolescentes. Muitas vezes elas estão sendo exploradas e a família, por vezes, não tem a percepção de acompanhar”, alerta a deputada.
A deputada compreende que a pauta precisa ser trabalhada diuturnamente, pela sociedade e pelo parlamento, em razão de as crianças e dos adolescentes pertencerem ao grupo de vulneráveis. Com isso, estimulou a formalização de denúncia aos crimes contra essa população. “Os direitos das crianças e dos adolescentes estão sendo violados. Não deixemos de denunciar. Quando cada um faz sua parte, o mundo torna-se melhor”, concluiu.
Foto: Joel Luiz