Por Assessoria Parlamentar
A data foi destacada, na sessão desta quarta-feira, 12, na Assembleia Legislativa de Sergipe pela deputada estadual, Goretti Reis (PSD). A parlamentar é enfermeira e se sentiu contemplada com as falas dos colegas, que teceram elogios e palavras de carinho à categoria. Goretti destacou mais uma vez a importância da aprovação do Projeto de Lei (PL) 2564/2020, de autoria do senador Fabiano Cantarato (Rede-ES), que trata do Piso Salarial e da carga horária dos trabalhadores. Na ocasião a deputada falou de sua trajetória como enfermeira.
“Sou enfermeira com muito orgulho, desde 1984. Minha militância, na minha vida profissional, sempre foi em saúde pública. Me dediquei a prevenção e promoção da saúde por acreditar que assim se promove qualidade de vida para todos. Em minha trajetória, galguei espaços, em atividades de enfermagem. Tive a oportunidade de atuar em diversos setores nas secretarias Municipal e Estadual de Saúde, de Aracaju e Lagarto. Por ser especialista em obstetrícia, desempenhei atividades na área. Mas um carinho especial em gestão e saúde pública, por acreditar que nessas funções é possível amenizar o sofrimento dos que precisam de saúde pública”, disse Goretti, ressaltando fazer parte dessa categoria que conhece e sabe a importância de realmente ser reconhecida e valorizada.
Goretti tem buscado apoio, inclusive da UNALE, para votação e aprovação do PL. O momento de pandemia mostrou a importância dos profissionais da enfermagem. “Existem projetos tramitando em Brasília, desde 2000, que regulamentam o piso e a redução da carga horária para a categoria, mas infelizmente nada acontece. Participei de diversas reuniões em Brasília e sempre surgem resistências e desculpas para a não votação. É preciso proporcionar qualidade de vida a esses profissionais, que precisam de diversos vínculos trabalhistas, para sua sobrevivência, devido aos baixos salários. Esperamos ter êxito dessa vez.