Por Assessoria Parlamentar
Durante pronunciamento, na sessão desta terça-feira, 11, na Assembleia Legislativa de Sergipe, a deputada estadual Goretti Reis (PSD), parabenizou a preocupação da deputada Maria Mendonça sobre a importância de a população comparecer às unidades de saúde para serem imunizadas contra a gripe. A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (gripe), em Sergipe, iniciou em 19 de abril. Apenas 30% da população se vacinou. Para Goretti o baixo índice é devido ao medo de contaminação da Covid-19, o que é normal, mas entende a necessidade de alternativas que viabilizem a vacinação com segurança. Um drive thru poderia ser uma alternativa. Goretti falou também sobre a Semana da Enfermagem.
“A prevenção e os cuidados contra a Covid, são necessários. Mas, não podemos esquecer a importância da vacinação, contra a gripe. Os técnicos da Secretária da Saúde, precisam estudar meios que garantam uma maior segurança aos que vão em busca da imunização. A vacina Influenza é encaminhada anualmente pelo Ministério da Saúde, exatamente para evitar complicações, principalmente nesse momento de inverno, onde acontecem mudanças de temperaturas, propicias para a propagação da doença. É uma preocupação pertinente. Tenho ouvido relatos de pessoas com medo de irem à UBS e se contaminarem com a Covid-19. Talvez, disponibilizar um drive thru, para imunização de idosos e crianças, seja uma forma de atrair as pessoas. Precisamos de alternativas para atender essa clientela. Apenas 30 % da população vacinada, é muito pouco”, sugeriu a parlamentar.
Sobre a Semana da Enfermagem
A parlamentar lembrou que estamos na Semana da Enfermagem. Momento para buscar apoio para a aprovação do Projeto de Lei (PL) 2295/2000, que regulamenta a jornada de trabalho de 30 Horas para os profissionais da enfermagem. Está em tramitação na Câmara dos Deputados, aguardando entrar na pauta de votação. Uma reivindicação histórica da categoria e da deputada estadual, enfermeira Goretti Reis (PSD). A parlamentar é autora do PL 22/2019, em tramitação na Assembleia Legislativa de Sergipe, solicitando a jornada de trabalho de 30 (trinta) horas semanais aos enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem, que exerçam as funções no poder público, fundações, rede privada e filantrópica em Sergipe.
“Luta antiga, desde 2000 e, infelizmente, não obtivemos êxito. A proposta do piso para a categoria da enfermagem, agora mais do que nunca, é necessária. Vivemos momentos difíceis, por causa da pandemia. Muitas mortes. A sociedade está vendo a importância da enfermagem no dia a dia. São esses profissionais que acompanham de perto o tratamento da Covid-19. Eles cuidam e amparam as vítimas dessa doença. É momento de valorizarmos, eles que em momento algum recuaram e deixaram de salvar vidas. Vamos lutar em prol dessa categoria”, explicou Goretti.