Por Kelly Monique Oliveira
A Indicação nº 146, de autoria do deputado estadual Dr. Samuel Carvalho (Cidadania), que solicita ao governador Belivaldo Chagas para enviar a Casa Legislativa o Projeto de Lei concedendo adicional de periculosidade para as policias Civil, Militar e Bombeiro Militar, foi aprovado na Sessão Extraordinária Mista da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).
Na propositura, o parlamentar explicou que no último dia 12, participou de uma reunião com o Sindicato dos Policiais Civis do Estado para ouvir as demandas do Movimento Polícia Unida, que atualmente é composto pela Adepol, Sinpol, Assomise, Asmirp, Única, Aspra, Asimusep, Amese e a Associação de Cabos e Soldados.
“O movimento defende o direito do adicional de periculosidade a esta classe trabalhadora por entender que a função é arriscado e perigosa conforme estabelece a Constituição Federal no seu artigo 7º § 23. O adicional de periculosidade é um valor pago ao trabalhador exposto em atividades perigosas regulamentado e aprovado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, como estabelece a Consolidação das Leis do Trabalho a (CLT). O valor do adicional corresponde a 30% do salário do trabalhador e tem direito garantido nas constituições Federal e Estadual, faltando apenas que o Estado de Sergipe”.
Foto: Jadilson Simões