logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Talysson faz apelo por retorno da “Operação Carro Pipa”

Por Assessoria Parlamentar

Diante do agravamento da situação de seca em Sergipe e sensível a situação de dificuldade financeira enfrentada pelos pipeiros, o deputado estadual Talysson de Valmir, PL, propôs e a Assembleia Legislativa do Estado aprovou nesta quinta-feira, 25, Indicação voltada ao retorno da “Operação Carro Pipa”, com o intuito de atender os municípios sergipanos que sofrem com as consequências da seca, conforme decretos de calamidade aprovados. A suspensão da operação deixou cerca de 37 mil pessoas desabastecidas.

Na indicação, o deputado apela ao secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto, bem como ao Comandante do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil de Sergipe, Tenente Coronel Luciano Santos Queiroz,  que sejam envidados esforços no sentido de possibilitar o retorno da Operação Carro Pipa. ” No último dia 19 de Fevereiro,  12 municípios sergipanos que estão em situação de emergência devido à seca ou estiagem, ficaram sem o auxílio fundamental da Operação Carro Pipa, essencial para aplacar os efeitos desta situação vivida, especialmente na região sertaneja”, diz o deputado.

O parlamentar destacou no texto da indicação que segundo informado pela imprensa sergipana, a situação é ocasionada pela demora na aprovação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) pelo Congresso Nacional. “

Segundo as informações já divulgadas, os municípios de Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora Aparecida, Gararu e Porto da Folha estão em situação de seca. Já os municípios de Frei Paulo, Monte Alegre, Canindé, Pinhão, Tobias Barreto, Poço Redondo, Carira e Poço Verde enfrentam uma

situação de estiagem. Desta forma, e ainda considerando outros municípios que podem ser incluídos futuramente nesta lista, entendemos a importância do abastecimento da população pela operação carro pipa, de modo que a importância do retorno desta é patente”, observa Talysson.

O parlamentar também destaca a situação dos pipeiros, que são os donos dos caminhões pipa. “Esses profissionais estão sem renda. Na última segunda-feira, 22, um grupo de pipeiros realizou um protesto na BR-235, em Carira. Eles dizem que estão sem receber pelo trabalho já realizado e para piorar a situação, estão sem trabalhar com a paralisação da Operação Carro Pipa”, diz.

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo