Deputados acompanham exposição sobre a Campanha Destinar

Por Habacuque Villacorte

Durante mais uma sessão remota da Assembleia Legislativa de Sergipe, na manhã dessa quinta-feira (25), os deputados estaduais acompanharam a exposição da Campanha Destinar, que é uma iniciativa do Governo de Sergipe, da Receita Federal, do Conselho Regional de Contabilidade e da Prefeitura de Aracaju. A apresentação ficou sob a responsabilidade da vice-governadora Eliane Aquino e do delegado da Receita Federal em Sergipe, Marlton Caldas.

Vice-governadora Eliane Aquino

O objetivo da campanha é buscar sensibilizar a população sergipana para destinar parte do seu Imposto de Renda para os Fundos dos Direitos das Crianças e Adolescentes e para os Fundos dos Direitos dos Idosos. Eliane Aquino agradeceu ao presidente Luciano Bispo e aos demais parlamentares pelo espaço cedido para a exposição e também prestou sua solidariedade às famílias sergipanas que perderam seus entes durante a pandemia da COVID-19.

A vice-governadora pontuou que vem trabalhando esses temas desde as gestões do ex-governador Marcelo Déda (in memoriam) e que o projeto se consolidou quando chegou à PMA em 2017. “É uma mudança de cultura, com conhecimento para que a população tenha acesso às informações corretas. Não se trata de uma doação, mas do cidadão destinar parte do seu Imposto de Renda para os Fundos”.

Eliane enfatizou a necessidade de se atentar para as crianças e adolescentes, mais atingidos com essa pandemia, que estão há mais de um ano afastados do ambiente escolar e dos espaços educacionais. “Muitos são vítimas da violência, do abuso sexual. É preciso consolidar as políticas de cada município, fazendo bons programas e projetos. Pedimos a ajuda dos deputados para a divulgação desse projeto que não é de Eliane ou Belivaldo, nem de direita ou de esquerda, mas uma política de Estado, de Sergipe”.

Por fim a vice-governadora veiculou um vídeo explicando mais detalhes sobre a Campanha Destinar e defendeu que todo mundo se some para que o projeto se consolide. “Continuo carregando e defendendo essa bandeira desde a Prefeitura de Aracaju. Não adianta apenas ter boa vontade ou criatividade, mas é preciso do recurso para desenvolver, criar essa cultura é importante”.

Marlton Caldas

Delegado da Receita Federal Marlton Caldas

O delegado da Receita Federal em Sergipe, Marlton Caldas, também agradeceu a oportunidade de falar para os deputados sobre a Campanha e destacou a evolução que a iniciativa vem tendo desde o seu lançamento. “Trata-se de um projeto de cidadania fiscal, é uma tendência nacional e não é a toa que os valores destinados vêm aumentando a cada ano, muito pelas parcerias que estamos conseguindo firmar”.

Queremos o apoio dos deputados para divulgar, conscientizar as pessoas sobre essa destinação tão nobre, de parte do Imposto de Renda para os Fundos dos Direitos das Crianças e Adolescentes e para os Fundos dos Direitos dos Idosos. Em 2018 totalizamos R$ 288 mil; em 2019 chegamos a quase R$ 500 mil e ano passado foram quase R$ 750 mil. Buscamos a parceria da Alese e dos próprios deputados que também podem contribuir individualmente”, defendeu Marlton.

Deputados

Deputado estadual João Marcelo

O primeiro a se manifestar foi o deputado estadual João Marcelo (PTC) que destacou a personalidade feminina de Eliane Aquino que, para ele, representa as mais fortes mulheres do Estado. “Fico orgulhoso com sua presença e já nos colocamos a disposição para doar, para divulgar essa Campanha. É um apelo que até a oposição ao governo aqui na Casa abraçará! São programas que funcionam quando estão mais próximos da população”.

Já o deputado Iran Barbosa (PT) acha fundamentais as campanhas de divulgação para fortalecer esses Fundos tão importantes para a política de assistência. “Estamos falando de dois segmentos que são muito preteridos: as crianças e adolescentes e os idosos. Terminam sendo pouco atendidos. Infelizmente nós temos assistido uma diminuição nos investimentos nos setores sociais”, disse, parabenizando a vice-governadora pela mudança na lógica tributária.

A deputada Maria Mendonça (PSDB) também enalteceu os palestrantes pela iniciativa do projeto e também pontuou que são dois segmentos importantes da população que precisam ser prestigiados. “A criança e o adolescente e o segmento idoso precisam de políticas públicas que, muitas vezes, são discriminados, isolados e até perseguidos. Que possamos colaborar e ficamos muito felizes com a iniciativa de buscarem o apoio da Alese”.

Deputado estadual Zezinho Sobral

Já o líder do governo na Casa, deputado estadual Zezinho Sobral (PODE), entende que toda iniciativa que contribuir para a questão social do Brasil é muito positiva. “Fico tranquilo e feliz em ter a vice-governadora aqui no momento anunciando o PL que chega para a Alese criando a possibilidade de o governo apoiar os profissionais que estão em situação de vulnerabilidade, além do que faz a ampliação do Cartão Mais Inclusão”.

Fotos: Joel Luiz