Por Assessoria Parlamentar
Na sessão mista da Assembleia Legislativa de Sergipe desta quinta-feira (18), o deputado estadual Dr. Samuel Carvalho (Cidadania) pediu a flexibilização dos grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19 em Sergipe. Para o parlamentar, a inclusão de pessoas com comorbidades independente de idade, deveria ser prioridade.
De acordo com estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) pacientes com Covid-19 que possuem problemas de saúde pré-existentes têm 12 vezes mais chances de morrer e seis vezes mais chances de hospitalização. Para Dr. Samuel, isso já é o suficiente para a inclusão dessas pessoas no grupo prioritário de vacinação. “Sabemos que as vacinas estão chegando em pouca quantidade, o que já é preocupante, mas entendo que independente da
idade, muitas pessoas com comorbidade também deveriam receber essa dose. Os estudos comprovam e já vimos várias matérias sobre os cuidados que as pessoas com comorbidade devem ter, então por qual motivo essas pessoas não estão no grupo prioritário?”, indagou Dr. Samuel.
O parlamentar fez um apelo ao Governo do Estado incluir no calendário de vacinação pessoas com comorbidades independente de idade. “Governador, tem muitas pessoas com 50 e 55 anos que tem comorbidades e quando tem contato com o vírus acabam morrendo. Precisamos pensar nelas. Quantas pessoas com comorbidade já morrem em Sergipe com o vírus? Vou buscar esses dados. Já que não tem vacina para todos, o Governo deve priorizar quem está
mais suscetível”, afirmou.
Consórcio do Nordeste
Ainda durante seu discurso, Dr. Samuel fez um apelo ao Consórcio do Nordeste para que cumpra com a compra das vacinas. “Será uma oportunidade para se redimirem da vergonha que passaram em julho do ano passado, onde o consórcio foi alvo de investigação do MPF pela suposta compra de respiradores. Torço para que dê certo e os governadores se responsabilizem”, finalizou.
Foto: Divulgação Ascom