Por Assessoria Parlamentar
A líder da oposição na Alese, deputada estadual Kitty Lima (Cidadania), questionou o secretário de estado da Fazenda, Marco Antônio Queiroz, durante sua participação na sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta terça-feira, 16. Kitty observou que o estado tem o sistema de saúde em colapso, mas não utilizou os 50% disponíveis para investimentos próprios em saúde durante 2020.
O questionamento da deputada faz referência aos dados expostos pelo secretário do governo Belivaldo Chagas (PSD). Entre os números e informações, chamou a atenção da parlamentar o baixo investimento em saúde mesmo com as condições fiscais favoráveis e a necessidade de combate à pandemia da Covid-19.
“O governo expôs que aumentou os investimentos na ordem de R$ 70 milhões e a gente imaginava que esses investimentos tenham sido realizados na saúde, dado o momento de pandemia. Porém, o gasto em saúde revelou um crescimento dentro do esperado, da variação pro ano. Nada fora do comum do que a gente tinha como expectativa. Quero que fique bem claro e seja respondido: Para onde foram esses investimentos?”, perguntou Kitty.
A deputada fez menção ao fato de que o Governo de Sergipe foi fortemente beneficiando pelas medidas de auxílio fiscal da União, tendo aumentado em cerca de R$ 70 milhões em investimentos próprios, mas as prioridades de investimentos passaram longe da saúde. “O sistema de saúde está em colapso porque o estado sofre sem o legado das ações de combate à Covid-19 e ainda se mantém dependente de ajudas externas”, apontou.
Foto: Divulgação Ascom