Por Habacuque Villacorte
A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) em parceria com a Academia Sergipana de Letras (ASL), ainda dentro das celebrações pela passagem do Bicentenário da Emancipação Política de Sergipe, lançam o álbum “Sergipe 200 Anos” com fotografias de profissionais conceituados como Joel Luiz, Jessé Souza, Márcio Dantas, Édson Araújo, Jorge Henrique, Jorge Carvalho do Nascimento e Murilo Navarro que fazem um resgate histórico de vários aspectos que compõem a história de Sergipe desde que se tornou independente da Bahia.
Para o presidente da ASL, professor José Anderson Nascimento, a obra constitui um verdadeiro registro para a posteridade do Sergipe atual, independente, altivo e defensor de suas tradições. “Levamos essa proposta ao presidente e deputado Luciano Bispo (MDB) que aceitou a sua realização de um álbum fotográfico demonstrando o crescimento de Sergipe dentro dos 200 anos, desde que foi desligado da Capitania da Bahia, em 8 de Julho de 1820”.
“Esta publicação, fruto de consistente trabalho de pesquisa e compilação de dados, traz uma visão geral e faz um resgate histórico de pontos fundamentais e marcantes ao longo desse Bicentenário. Tínhamos um propósito de apresentar esse projeto em 8 de julho do ano passado e depois em 24 de outubro, mas tudo se atrasou por conta da pandemia. Agora resolvemos fazer uma pré-distribuição do álbum para celebrar o Aniversário de Aracaju”, completou o presidente da ASL.
Igor Albuquerque
Segundo o subsecretário-geral da Mesa Diretora da Alese, Igor Albuquerque, há alguns anos o Poder legislativo tem uma relação muito profícua com a ASL, onde já foram produzidos alguns projetos, culminando no álbum “Sergipe 200 Anos”. “É um livro com textos e registros fotográficos, de diversos aspectos da nossa geografia, das nossas cidades, uma belíssima obra assinada pela Casa do Povo Sergipe e a ASL”, disse, ressaltando ser uma produção bilíngue.
Igor Albuquerque enalteceu a importância da obra por se tratar de um “repositório de informações relevantes” sobre aspectos de Sergipe, como a Cultura, Gastronomia, Tradições. O Bicentenário de Sergipe se constitui em uma das mais importantes efemérides. São 200 anos do início da construção da nossa identidade e, a partir daí, a Alese vem promovendo uma série de eventos para disseminar o conhecimento, estimulando discussões sobre o processo que nos levou a emancipação política”, acrescentou.
Igor Albuquerque avalia ainda que o álbum serve um material informativo, de cunho turístico, muito valioso e que poderia ser aplicado como divulgação pelo trade turístico do Estado. Ele também destacou o empenho do presidente Luciano Bispo em valorizar as tradições culturais sergipanas. “Essa cooperação da Alese com a ASL é fruto também do compromisso do deputado Luciano Bispo, desde que assumiu a presidência da Casa, e que tem procurado disseminar o conhecimento, quando permitiu que vários eventos culturais fossem realizados”.
Luciano Bispo
Por sua vez, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo, entende que esta obra torna-se muito adequada para a utilização nas escolas, para disseminação entre os mais jovens. “É importante que eles façam esse resgate histórico, que conheçam e permaneçam guardando e a ajudando a construir a nossa identidade. Como presidente da Alese não posso esconder a satisfação em ajudar a promover um material tão rico e relevante sobre Sergipe”.
Luciano Bispo ressalta a diversidade exposta no álbum de fotografias, com informações sobre o Estado e suas regiões, sua cultura e gastronomia, história e geografia. “Estão sendo divulgados alguns dos nossos recantos, do litoral ao Sertão, do Rio São Francisco ao Rio Real, sem deixar de registrar a imponência da Serra da minha querida Itabaiana. Uma parceria com a Academia Sergipana de Letras, a quem eu quero agradecer e registro que fico deslumbrado”.
Fotos: Joel Luiz