Por Wênia Bandeira
Foi aprovada nesta terça-feira, a Indicação Nº 56/2021, de autoria do deputado Doutor Samuel (Cidadania). O documento solicita o envio de carros-fumacê para o enfrentamento ao Aedes Aegypti e às muriçocas, no município de Nossa Senhora do Socorro.
O pedido será encaminhado ao Governador Belivaldo Chagas e à secretaria estadual de saúde. Ele explicou que o envio do fumacê melhora inclusive a qualidade do sono dos moradores, além de contribuir para a saúde pública.
“Segundo o médico especialista em saúde comunitária e da família da cidade de Fortaleza, Raimundo Lustosa de Cabral, é preciso ficar alerta para os perigos dos ataques de pernilongos. As reações alérgicas causadas pelas picadas podem se transformar em urticárias, erupções cutâneas caracterizadas por forte prurido. A forte coceira origina feridas que podem acarretar infecções bacterianas. Em último grau, principalmente em crianças, o médico afirma que há chances de as infecções evoluírem para quadros mais graves, como doenças renais”, afirmou o parlamentar.
Ele ainda lembrou que em dezembro, a SES confirmou 1.753 casos de dengue, 3.562 de Chikungunya e 152 de zica. O município de Nossa Senhora do Socorro foi o segundo com maior incidência de dengue e Chikungunya no estado, com 273 e 507 casos, respectivamente.
A indicação foi aprovada na sessão mista da Assembleia Legislativa de Sergipe.
Foto: Governo de Sergipe