Por Wênia Bandeira
Foi aprovada, nesta quarta-feira, 03, a Moção de Aplausos Nº 3/2021 aos médicos do Hospital de Cirurgia. O documento é de autoria da deputada Maria Mendonça (PSDB) e foi votada na sessão mista da Assembleia Legislativa de Sergipe.
A homenagem será para os médicos Artur Maynart, Franklin Borges Júnior, Nelson Almeida D’ávila Melo e João Machado. Eles realizaram a primeira cirurgia de acesso trans-clivus endoscópico para ressecção de lesão neoplásica que comprimia o tronco encefálico, em Sergipe.
“Era um tumor extremamente difícil de ser retirado pela abertura do crânio e as chances de sequelas seriam muito grandes. Foi um procedimento que precisou do trabalho de equipe multidisciplinar, neurocirurgiões e otorrinolaringologistas”, falou a parlamentar.
Os médicos acessaram o tumor através do nariz, assim, não mexeram na estrutura do cérebro ou nervos, o que diminuiu as possibilidades de sequelas neurológicas para o paciente. Esta foi a primeira vez que este procedimento cirúrgico foi realizado no estado.
Foto: Pixabay