Por Stephanie Macêdo
O Novembro Laranja faz parte da Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido, que tem como objetivo informar as pessoas sobre os problemas auditivos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 28 milhões de brasileiros estão nessa condição.
O zumbido acontece quando o ouvido passa a trabalhar sem que haja um gerador de ruído no ambiente, resultando assim em um barulho incômodo à pessoa.
Rastrear a origem deste quadro não é fácil, pois o problema não é propriamente uma doença, e sim, um sintoma. Algumas das principais causas são complicações no sistema auditivo, doenças neurológicas, problemas odontológicos e até mesmo desvios na coluna.
O grau de intensidade do zumbido ser leve, quando não causa grandes transtornos para a vida do paciente, intenso, com uma sensação incômoda que afeta a rotina e a realização de atividades habituais, ou o mais severo, em que a condição se torna intolerável ao portador.
Como as causas são variadas, o tratamento pode se basear em acompanhamentos multidisciplinares, como Ortodontia, Psicologia, Fisioterapia e Fonoaudiologia. Por isso é imprescindível investigar corretamente a origem de cada caso.