Stephanie Macêdo
Os deputados estaduais aprovaram na manhã desta terça-feira (22), a Indicação nº 499/2020, que versa sobre a criação do Programa Núcleo de Atendimento à Família e aos autores de Violência Doméstica no estado de Sergipe, o NAFAVD. A autoria da propositura é a deputada Maria Mendonça (PSDB).
Segundo a deputada, o programa tem por objetivo praticar intervenções multidisciplinares e reflexivas em homens, a partir de perspectivas de gênero e direitos humanos, além de propiciar espaços de escuta, reflexão e empoderamento de mulheres em situação de violência.
Maria explica ainda que esse serviço deve funcionar articulado com o Sistema de Justiça, e frisa que programa já existe no Distrito Federal e é de grande valia para àquele Estado. ” O programa visa o atendimento de pessoas maiores de 18 anos, envolvidos em situação de violência doméstica e familiar configurada pela Lei Maria da Penha, encaminhados pelo Sistema de Justiça, que são as Promotorias e Tribunal de Justiça”, esclarece.
A deputada ressalta que os Núcleos de Atendimento à família e aos Autores de Violência Doméstica (Nafavds) devem oferecer acompanhamento psicossocial às pessoas envolvidas em situação de violência doméstica e familiar contra as mulheres, tanto às mulheres vítimas quanto aos autores dessas violências. “A proposta é provocar reflexões sobre as questões de gênero, a comunicação e expressão dos sentimentos, a Lei Maria da Penha, entre outros temas, buscando quebrar o ciclo da violência doméstica”, declarou Maria Mendonça.
A propositura será enviada para o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas.
Foto: Jadilson Simões