Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
Na manhã de hoje, 9, os deputados aprovaram a Indicação nº 474/2020, da deputada Kitty Lima (Cidadania) que solicita ao superintendente do Ibama em Sergipe, Romeu Boto Dantas, que seja posto em prática o Plano de Manejo da Unidade de Conservação do Parque Nacional Serra de Itabaiana (PNSI).
O PNSI está inteiramente localizado no estado de Sergipe (SE), nos municípios de Areia Branca, Itabaiana, Laranjeiras, Itaporanga D’ajuda e Campo do Brito. Seu reconhecimento internacional se deu pela inclusão da área na 4ª fase da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), quando houve o reconhecimento da ampliação da área da RBMA por parte da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em junho de 1994.
Na propositura consta que as irregularidades no parque são frequentes, comprometendo a integridade da unidade de conservação no que diz respeito aos recursos naturais.
“Lixos são encontrados com frequência, trilhas ocorrem sem supervisão, e também há ausência de sinalização visando informar e conscientizar os visitantes. Todas essas questões e outras estão previstas no Plano de Manejo do Parque Nacional de Itabaiana, que foi editado em 2016 pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), porém, pouco se faz na prática, sendo que as metas estabelecidas têm previsão de até o ano de 2021”, justificou a deputada Kitty. A propositura foi votada por unanimidade e será encaminhada para a Superintendência do Ibama em Sergipe (Supes-SE).
Foto: ICMBio