Por Habacuque Villacorte – Rede Alese
O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) destacou na Assembleia Legislativa a luta dos trabalhadores sergipanos durante a construção da termoelétrica da CELSE, inaugurada nessa segunda-feira (17), em solenidade que contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), no município de Barra dos Coqueiros.
Georgeo pontuou que a empresa privada estava contratando “mão de obra” de outros Estados, e que houve uma grande luta no Estado, inclusive com o engajamento de deputados e outros representantes da classe política no sentido que os trabalhadores sergipanos fossem valorizados e contemplados. “Hoje eu quero homenagear os trabalhadores sergipanos”.
“Os colegas que não estavam aqui na Alese ainda não têm noção da dimensão que foi a luta desses homens para conseguir empregos na termoelétrica. Tivemos várias audiências públicas, participamos de várias manifestações aqui na Alese e em frente à Celse. Inclusive houve um confronto com a polícia, sendo que aquelas pessoas só queriam o direito de trabalhar”, completou, citando o assassinato de Clodoaldo Santos Melo, conhecido como “Barriga”, que era um dos líderes do movimento S.O.S Emprego e foi assassinado na época.
Por fim, Georgeo Passos recordou que, à época, o então vice-governador Belivaldo Chagas (PSD) chegou a ser designado pelo governador para acompanhar as reuniões com os trabalhadores e a Celse, e as presenças dos deputados. “Conseguimos uma vitória que foi garantir um mínimo de trabalhadores sergipanos naquela obra. Na inauguração tínhamos 70% de mão de obra do nosso Estado, reforçando a capacidade do nosso povo”.