Por Kelly Monique Oliveira – Rede Alese
A Moção de Apelo nº 45, de autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB), foi aprovada na manhã desta quinta-feira, 06, durante a Sessão Remota da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).
Na propositura, a parlamentar solicita que o Governo do estado, por meio da Secretaria de Educação, do Esporte e da Cultura, envie para apreciação da Casa Legislativa o Projeto de lei que institui, no âmbito da Administração Pública Estadual, a lei do Patrimônio Vivo da Cultura sergipana, que foi criada e elaborada pelo Conselho Estadual de Cultura.
Durante pronunciamento, a deputada Maria Mendonça destacou o legado cultural de José Serafim de Menezes, conhecido como mestre Zé de Biné, que fundou a manifestação cultural Chegança Santa Cruz, no município de Itabaiana. E, que além disso, projetou a cultura de Sergipe nas esferas nacional e internacional.
“Zé de Biné foi uma figura histórica da nossa cidade. Então, é muito importante valorizar a nossa cultura. Espero que o projeto que reconhece a manifestação cultural como Patrimônio Vivo de Sergipe chegue logo a Alese para que possamos prestar homenagem aqueles que fazem da nossa cultura o seu sacerdote”, ressaltou.
Foto: Divulgação/itnet.com.br