logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Maria destaca projeto da UFS para testar assintomático para a Covid-19

Por Assessoria Parlamentar

A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) protocolou nesta terça-feira (1/7) Requerimento de Votos de Louvor à Universidade Federal de Sergipe (UFS) e ao professor-doutor Lysandro Pinto Borges, do Departamento de Farmácia, que coordena o projeto de testagem para covid-19, visando identificar pessoas assintomáticas, ou seja, que não apresentam sintomas da doença.

Na primeira etapa, ocorrida mês passado, foram atendidos cerca de quatro mil sergipanos. Na segunda fase, iniciada hoje, os testes rápidos de anticorpos do novo coronavírus, alcançarão em torno de dois mil trabalhadores de serviços públicos considerados essenciais, até o final deste mês, no sistema drive thru.

“Quero parabenizar todo o corpo diretivo da Universidade e, de modo especial, o professor Lysandro, bem como todos os demais docentes, técnicos e alunos da UFS e do Hospital Universitário envolvidos nessa importante iniciativa voluntária”, disse Maria, ao destacar que “a somação de forças é imprescindível, sobretudo, em momentos de incerteza como o que estamos todos vivendo”.

A parlamentar ressaltou que, como disse o professor, além de subsidiar o Estado e os Municípios na tomada de decisões mais assertivas, a testagem busca indicar o número de pessoas assintomáticas que circulam e que acabam, sem saber, contaminando outras pessoas.  “A UFS já tem contribuído bastante para desafogar o Estado, ao ajudar na análise dos testes”, observou Maria Mendonça, lembrando que o trabalho vem sendo realizado em parceria com o Estado e Municípios.

Na primeira fase, a ação voluntária, atendeu os dez municípios mais populosos do Estado, dentre eles, Itabaiana. O trabalho é feito em parceria com 15 universidades no Brasil, principalmente, a Universidade Federal de Pelotas, que fez um projeto similar. O trabalho, disse o professor Lysandro não é feito de forma aleatória.  “Tem critério de sexo, idade, e, principalmente, os grupos etários definidos pelo IBGE,” afirmou ele, que é do departamento de Farmácia da instituição.

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo