Por Wênia Bandeira – Rede Alese
Foi aprovado, na Sessão Remota da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta quarta-feira, por unanimidade, o Projeto de Lei Ordinária Nº 131/2020 que cria a Semana de Conscientização e Combate ao Relacionamento Abusivo. O objetivo é levar informações para as pessoas que passam pelo problema para auxiliar no combate e na forma de enfrentar e combater esse tipo de relacionamento.
O PL é de autoria do deputado Capitão Samuel (PSC) e institui a semana que antecede o dia 12 de junho para divulgar e debater uma campanha que fale sobre o tema. O deputado explicou que geralmente esses abusos acontecem dentro da família, dentro da casa.
“A principal ferramenta é a conscientização. É conscientizar os jovens sobre o que é e como evitar, acabar com o machismo, acabar com o feminismo e combater a pedofilia. É utilizar todo e qualquer meio para conscientizar, seja os Cras, os Creas, Igrejas Evangélicas, Igreja Católica, o esporte, todos os meios em que se reúnem crianças e também pais e mães”, detalhou.
Levando esta informação a todos os lares, o deputado espera que as pessoas possam procurar ajuda para sair desta situação. A semana será também uma forma de dar a oportunidade para as vítimas se desligarem de seus agressores.
“Precisamos oportunizar essas pessoas, dar uma forma de como sair desse relacionamento abusivo, porque muitas vezes as pessoas ficam no relacionamento abusivo por questão financeira, por não ter para onde ir, e aceitam aquele abuso como parte normal de suas vidas e nós precisamos combater isso”, afirmou o deputado.
Batalhão receberá vítimas
O Capitão Samuel aproveitou para informar que será inaugurada em julho, a nova sede do Batalhão da Restauração Feminino. Serão 40 vagas que irão acolher dependentes químicos e mulheres vítimas de violência, inclusive vítimas de abuso.
Foto: Assessoria do Parlamentar