Por Habacuque Villacorte – Rede Alese
Diante dos decretos governamentais estimulando o isolamento social das famílias sergipanas, o líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Samuel Carvalho (Cidadania), aprovou uma indicação ao governador do Estado apelando por providências, urgentes e necessárias, visando intensificar as ações para proteção de integridade física e sexual de crianças, adolescentes e mulheres, durante este período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
O deputado lembra as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para que as pessoas fiquem em casa, para evitarem a ampla contaminação do vírus, mas avalia que a casa nem sempre é um lugar seguro para as mulheres. “De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o Ligue 180, que recebe denúncias de violência contra as mulheres, registrou um aumento de quase 9% no número de ligações com denúncias destas ocorrências”, justificou.
Samuel Carvalho destaca ainda as recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU) como aumentar os investimentos em serviços on line e em organizações da sociedade civil; garantir que os sistemas judiciais continuem processando os agressores; além de estabelecer sistemas de alerta em farmácias e mercados; além de declarar abrigos para vítimas de violência de gênero como serviços essenciais e criar maneiras seguras para as mulheres procurarem apoio sem alertar seus agressores.
“Outras recomendações da ONU dão conta para evitar libertar prisioneiros condenados por violência contra as mulheres e ampliar as campanhas de conscientização pública, principalmente voltada para homens e meninos”, completou o deputado, enfatizando em sua indicação que “mulheres que sofrem abuso físico e sexual têm duas vezes mais chances de fazerem um aborto e a experiência quase dobra sua probabilidade de cair em depressão”.
“Surpreendentemente a violência de gênero é uma causa tão grave de morte e incapacidade entre as mulheres em idade reprodutiva quanto o câncer e uma causa maior de problemas de saúde que os acidentes de trânsito e a malária combinados. Agradeço aos colegas deputados pela aprovação da nossa indicação e solicito que o governador leve essas informações em consideração nos próximos passos que forem dados no combate a essa pandemia”, finalizou Samuel Carvalho.
Foto: Jadílson Simões