logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Kitty Lima alerta sobre Covid-19: “Animais não transmitem e abandoná-los é crime”

Por Assessoria Parlamentar

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) tem revelado um assunto de extrema preocupação àqueles que defendem a causa animal, a exemplo da deputada estadual Kitty Lima (Cidadania). Trata-se do abandono de animais domésticos, cujos registros têm aumentado nos últimos dias de pandemia.

A razão para esse aumento vertiginoso tem sido apontada por jornais de todo o mundo como uma reação às fake news que envolvem possíveis contágios dos animais. “Não existe nenhum tipo de diagnóstico profissional e científico que aponte a disseminação desta nova doença nos nossos animais. Ainda assim temos visto esses dados e temos nos assustado com a ignorância que tem se inserido na discussão deste tema. Precisamos lembrar à população que os animais são partes da nossa família e que em grande parte do planeta o ato de abandono é crime”, alertou a deputada.

Nos últimos dias o mandato parlamentar de Kitty Lima tem recebido diversas ligações de tutores e membros da causa animal demonstrando preocupação com relatos falsos que têm sido disseminados nas redes sociais sobre a possibilidade de contágio. Para combater as fakes, o mandato tem intermediado o diálogo com um veterinário a fim de dirimir todas as dúvidas possíveis.

Kitty ressaltou que, neste momento, os únicos estudos concretos que margeiam os animais apontam que estes, na verdade, são excelentes aliados na luta contra a ansiedade e a depressão, cujos sintomas podem se agravar neste período de isolamento social. “Essa companhia amorosa é um verdadeiro antídoto para os enfermos em tempos normais, que dirá nesses tempos dolorosos que estamos e que enfrentaremos nos próximos dias. Responsabilidade e compaixão é tudo que nós, ativistas da causa animal, pedimos aos tutores de pets de todo o mundo”, salientou Kitty.

Reportagem nacional

Na última terça-feira, 17, uma reportagem do El País intitulada “A face mais cruel do coronavírus é abandonar, sem nenhuma razão científica, os animais de estimação” causou comoção em todo o país ao abordar o tema e denunciar os diversos casos de abandono. Segundo a matéria, a versão de que a transmissão do vírus através dos animais foi contestada até mesmo pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo