Por Kelly Monique Oliveira – Rede Alese
Na sessão plenária desta quarta-feira, 04, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para pedir aos colegas parlamentares apoio para a aprovação do Projeto de Lei nº 33/2020, apresentado a Casa Legislativa,
De acordo com o parlamentar, o teor do documento determina o direito ao uso no nome social por travestis e transexuais nos órgão da administração pública direta e indireta, bem como, em estabelecimentos de iniciativa privada.
“Temos avançado muito nessa questão, pois já temos decisão no conselho estadual de educação, deliberação de órgãos federais, leis no município de Aracaju, e aqui no estado não temos dispositivo legal que der o direito a esse status na legislação”, ressaltou.
O segundo orador do pequeno expediente, deputado Georgeo Passos (Cidadania), registrou a audiência pública que tratou do processo de terceirização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da última terça-feira, 03, e lamentou a ausência de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para esclarecer os motivos.
Na oportunidade expôs o fato de o Governo do Estado passar oito anos reformando o Hospital de Nossa Senhora da Glória para agora querer terceirizá-lo. Seguindo a mesma linha de pensamento do colega Georgeo Passos, a deputada Kitty Lima (Cidadania) enfatizou a falta de transparência do gestor estadual deixando de apresentar a verdadeira versão dos faltos. “Esse debate já deveria ter existido há muito tempo! Agora, essa gestão não dá espaço para ter diálogo e aí, todos vieram se manifestar de maneira democrática. Com saúde não se brinca!”, frisou.
Fotos: Jadilson Simões