Por Kelly Monique Oliveira – Rede Alese
Aprovado o Projeto de Lei nº173, que institui o Santuário do Monte Carmelo, localizado no município de Carmópolis, como Patrimônio Cultural do estado de Sergipe. O autor da propositura é o deputado estadual Luciano Pimentel (PSB), e segundo o parlamentar, a região traz em suas raízes uma cultura tradicionalmente religiosa, que é destaque, não somente em âmbito estadual como, no cenário nacional.
Para o deputado Luciano Pimentel, atualmente o Monte Carmelo é considerado como Complexo Turístico Religioso, que conta com restaurante, lojas de artesanato, altar e parque infantil, entre outros atrativos. O projeto foi encaminhado ao Governo do Estado na perspectiva de ser aprovado.
“Carmópolis tem uma forte presença carmelita, tradição que começou na região do vale de Japaratuba, a ocupação de elevações é uma característica dessa ordem religiosa. Romeiros e penitentes, durante todo o ano, percorrem a recurvada ladeira, que leva ao alto do morro, para pagar promessas ou agradecer as graças alcançadas, mas o momento que concentra maiores manifestações religiosas é o mês de julho, época da festa da padroeira, onde acontece uma procissão que reúne milhares de fieis”, observou o parlamentar.
Foto: Divulgação/www.institutomarcelodeda.com.br