Por Kelly Monique Oliveira – Rede Alese
Aprovado o Projeto de Lei nº289/2019 que declara a festa da padroeira de Aracaju, Nossa Senhora da Conceição, como Patrimônio Cultural e Imaterial do estado de Sergipe e a inclui no calendário oficial de eventos. A iniciativa de autoria do deputado estadual, Georgeo Passos (Cidadania), afirma que o dia a ser comemorado anualmente é o oito de dezembro.
De acordo com o autor da propositura, a data foi escolhida por se tratar da padroeira da capital sergipana. “A marca desta festa em homenagem a santa é o sincretismo religioso. Essa variedade de religiões influencia a cultura dos brasileiros, suas crenças, manifestações, festividades e modos de compreender a vida”, observa.
No Projeto de Lei, Georgeo Passos justifica que para comemorar o dia dedicado a padroeira de Aracaju, durante a manhã os católicos participam de missas que são realizadas na Catedral Metropolitana. Já os seguidores da religião afro, a festa começa com um cortejo também pela manhã, saindo da colina do Santo Antônio em direção a Catedral Metropolitana, onde é realizada a tradicional lavagem das escadarias. No período da tarde, será realizada uma procissão saindo da Catedral, percorrendo as principais ruas e avenidas do centro de Aracaju, encerrando na Igreja Matriz de Aracaju.
“O evento anualmente fomenta a economia local, com participação de milhares de pessoas da própria capital, grande Aracaju e municípios próximos, pois a festa da padroeira de Aracaju é a maior expressão da cultura popular da capital”, finaliza.
Foto: Divulgação/www.arquidiocesedearacaju.org