Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
Na sessão plenária de hoje, 12, o deputado Georgeo Passos (Cidadania) fez uso da tribuna para registrar irregularidades na circulação de ambulâncias que o Sistema Único de Saúde (SAMU) vem enfrentando dentro do Hospital de Urgência de Sergipe, o HUSE. O parlamentar exibiu um vídeo com denúncia feita essa semana por um vereador da Câmara Municipal de Aracaju (CAM). No vídeo, o vereador denuncia que apenas 13 macas circulam em Aracaju, e que o número de cinco ambulâncias estariam paradas, sem sair do hospital, por macas das ambulâncias estarem retidas em uma sala no hospital.
“É uma denúncia de tamanha gravidade. As ambulâncias ficam paradas no HUSE, por falta de maca para circulação, afim de controlar o fluxo que lá chega. Estão brincando com as vidas das pessoas que aguardam atendimentos nas ruas”, criticou Georgeo.
O deputado Dilson de Agripino (Cidadania) utilizou a tribuna para falar da luta da Casa Legislativa diante da duplicação da BR 101, quando esteve em Brasília buscando recursos para sanar os problemas. “Alguns recursos foram liberados, demanda faz parte do grito dessa casa. “A gente deve buscar apoio dos deputados federais para ajudar Sergipe e o governador do estado a cumprir a meta de recuperação das rodovias”. Dilson também falou do fortalecimento dos batalhões no interior do estado, disse que o batalhão que atende a região Sul e Centro Sul ganhou um apoio, quando o município de Itabaianinha receberá cinco motocicletas para ajudar na segurança. “Há ainda projetos para novas adutoras. O calor está forte e quente, e vamos reivindicar recursos para melhorar a situação de água daquela região”, contou Dilson.
O deputado Adailton Martins ( PSD) utilizou a tribuna para agradecer ao governador Belivaldo Chagas, por atendimento de Indicação de sua autoria onde reivindicava a redução do ICMS sobre o Gás Veicular, alegrando aos taxistas. ” Quero agradecer também ao Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC) , que esteve nos dias 10, 11 e continua hoje também, lá em Santa Rosa do Ermírio e Poço Redondo, fazendo mais de 500 atendimentos ao povo, na retirada de documentos. Para finalizar, quero convidar a todos para o Natal Iluminado na Barra dos Coqueiros, que será hoje às 17h30 . E amanhã, dia 13, convido para a procissão de Santa Luzia, às 16h30, evento contará com a participação do padre Alessandro Campos”, salientou Adailton.
Iran Barbosa (PT) utilizou a tribuna para comunicar que, com a leitura no expediente de hoje, do Projeto de Lei de nº 53, que dispõe sobre instituir o ano de 2020 do Bicentenário da Emancipação Política de Sergipe, reuniões estão sendo realziadas para que a Casa legislativa tenha uma agenda própria para as celebrações do evento.
O deputado Iran também criticou a Proposta de Emenda à Constituição da Previdência Social de Sergipe (PEC da Previdência) que foi lida hoje também no expediente. Segundo contou, ele já vem se manifestando nas redes sociais que é contra a formulação da atual proposta. Iran diz ser divergente à referida PEC por ela não ser uma alternativa positiva, duvida que proposta atual venha melhorar a situação econômica do país. “Isso amplia os problemas que estamos passando. Me parece que o caso ainda é mais grave que o nacional, exemplo disso é que na PEC de Sergipe não há regras de transição. Valerão de imediato, tanto para os servidores ativos e para quem ingressou”, declarou Iran.
A deputada Goretti Reis (PSD) conta que esteve na Secretaria de Saúde do Estado (SES) e sobre a apreensão de macas do Hospital João Alves Filhos (HUSE), conversou com o secretário e a secretária executiva e, e sobre vídeo veiculado pelo vereador da Câmara Municipal de Aracaju, e explicou a situação. ” O que ocorre é que há uma série de adequações, mudanças para resolver fluxos na Ala Verde do hospital, e o posicionamento das macas retidas se dá por uma questão de reforma, onde houve a necessidade de colá-las num só espaço. Em nenhum momento, não há consentimento do gestor e governo em fazer retenção de macas, dificultando o encaminhamento devido do SAMU para atendimento de vítimas de acidentes”, explicou Goretti a situação das macas.
Goretti falou ainda sobre a crise do atendimento de atenção básica do município de Lagarto. Segundo denuncia, a falta de atenção primária tem provocado a superlotação dos hospitais da região. “Em Lagarto houve redução de 11 mil consultas/mês e de mais de 500 mil procedimentos deixaram de ser ofertados à população. Isso superlota o hospital de urgência pois a população o utiliza para fazer fazer exames e consultas”, avaliou a parlamentar.
Gilmar Carvalho ( PSC) utilizou a tribuna para declarar que é contra a PEC da Previdência Social de Sergipe. Segundo expôs, “se a previdência estadual está em conformidade com a previdência federal, qual a pressa de votar, fazendo isso sem ouvir a população? Se querem ludibriar,passar a perna nos trabalhadores, que façam! Eu já aviso que votarei contra”, frisou Gilmar.
Fotos: Jadilson Simões