Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
Desde o último dia 25 deste mês, novembro, o Governo do Estado de Sergipe sancionou o Projeto de Lei de nº 8.606 que regulamenta a inclusão de medidas de conscientização e de prevenção contra a depressão, automutilação e suicídio no Projeto Pedagógico das Escolas Públicas e Privadas da Educação Básica de Sergipe. A lei que já entrou em vigor esse ano, 2019, é de autoria da deputada estadual Maísa Mitidieri (PSD).
A taxa de suicídios, a cada 100 mil habitantes, aumentou 7% no Brasil, ao contrário do índice mundial, que caiu 9,8%, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). O suicídio foi a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, após os acidentes de carro. Entre os adolescentes de 15 a 19 anos, o suicídio foi a segunda principal causa de óbito entre meninas (após condições maternas) e a terceira principal causa em meninos (após lesões na estrada e violência interpessoal). Embora os números mundiais estejam em queda, os índices ainda são alarmantes: cerca de 800 mil pessoas acabam com suas vidas todos os anos no mundo, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos.
Preocupada com o alto índice de depressão entre os adolescentes, onde Sergipe e o Nordeste se inclui na estatística geral, a deputada Maísa Mitidieri (PSD) vê como medidas de enfrentamento à problemática a adoção de medidas de conscientização.
“Estamos enfrentando dias difíceis e índices alarmantes em todo país, especialmente no Nordeste. Sergipe hoje é o terceiro estado com maior número de suicídio. Acredito que a educação seja o caminho mais rápido a ser traçado no processo de conscientização e de combate. Por isso, espero que a aplicação da lei seja de forma imediata. Temos a intenção de levar ações para dentro das escolas, de forma educacional debatendo o tema, fazendo com que assim possamos quebrar os tabus existentes dentro do assunto”, declarou a parlamentar.
Foto: Jadilson Simões