Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
A Casa Legislativa aprovou nesta última quarta-feira, 31, a regulamentação da prática de Equoterapia em Sergipe. A Equoterapia é um método de reabilitação que utiliza o cavalo em abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação voltada ao desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência. O Projeto de Lei (PL) nº 101/2019, foi votado por unanimidade e é de autoria do deputado estadual Doutor Samuel (Cidadania)
O Projeto de Lei que dispõe sobre a prática da equoterapia rege que a atividade seja observada por uma equipe multiprofissional, composta por médicos, médicos veterinários, psicólogos, fisioterapeutas e um profissional de equitação. Para ampliar o tratamento, projeto prevê que outros profissionais também estarão integrados à atividade, a exemplo de pedagogo, fonoaudiólogo, e professores de educação física.
A Equoterapia é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) como método terapêutico, podendo ser utilizado no atendimento à saúde e educação às pessoas com necessidades especiais. Para o deputado Doutor Samuel, o mérito do método de reabilitação foi a razão de louvável votação.
“Com a movimentação sobre o cavalo, associada ao exercícios específicos de alongamento e enrijecimento, o praticante passa a identificar possíveis posturas erradas e corrigi-las, enquanto fortalece a musculatura do corpo. O projeto visa a orientação e observância das condições básicas a serem seguidas pelos profissionais. A medida propicia, também, maior transparência e fiscalização pelos órgãos competentes nos Centros de Equoterapia”, cita a justificativa do referido Projeto de Lei.
Foto: Luis Debiasi/Agência AL