Audiência Pública debate Redução do Preço e Interiorização do GNV

Por Habacuque Villacorte

Proposta pelo deputado estadual Dilson de Agripino (PPS) foi realizada, na tarde dessa terça-feira (22), no plenário da Assembleia Legislativa, uma audiência pública com o intuito de debater uma Nova Política de Redução do Preço e Interiorização do GNV em Sergipe. Também participaram do debate o líder do governo na Casa, deputado estadual Zezinho Sobral (PODE), além de taxistas de várias regiões do Estado, representados na Mesa pelo diretor de Comunicação da FECOOPETAX (Federação das Cooperativas de Táxis de Sergipe), Gerson Taxista.

Debate sobre o gás foi extenso na Alese

Também estavam entre os debatedores o presidente da Sergipe Gás (Sergás), Valmor Barbosa; o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec), José Augusto Carvalho – que representou o governador Belivaldo Chagas (PSD) na audiência pública; e o secretário executivo do Sindpese (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Sergipe), Maurício Cotrim.

Dilson de Agripino agradeceu o apoio que recebeu da Assembleia Legislativa para promover a audiência pública, reconheceu que há muito por se fazer ainda, mas avaliou como positiva o debate entre as partes envolvidas. “Tenho certeza de que muito do que foi discutido aqui terá repercussão nas próximas reuniões e tratativas sobre esse assunto. Era uma demanda dos taxistas que nos apresentou a proposta e nós, de imediato, realizamos essa audiência pública com vários setores envolvidos e com um objetivo da busca incansável pelo consenso”.

Zezinho Sobral

O deputado estadual Zezinho Sobral enfatizou a luta dos taxistas e reconheceu a dificuldade dos trabalhadores com a modernidade, com a chegada dos aplicativos. Ele pontua que o cenário mudou bastante, que os taxistas foram afetados diretamente e que é preciso encontrar um meio para que não haja o “desmonte completo” da classe. “É uma categoria importante, economicamente, e nós precisamos ter uma visão social para amenizar os efeitos, até pelos investimentos que foram feitos no passado”.

“Os taxistas merecem um tratamento diferenciado sim porque eles são, exclusivamente, taxistas, ou seja, não fazem ‘bico’ ou outra atividade paralela de complemento. Esta Casa está ouvindo os trabalhadores e nós levaremos todas as reivindicações para os órgãos competentes. Renunciar receita é algo que não pode ser feito, mas precisamos encontrar alternativas”, discursou o líder do governo.

Gerson Taxista

Gerson cobrou atenção com os taxistas

Segundo o representante dos trabalhadores, Gerson Taxista, uma das alternativas é reduzir o preço do metro cúbico do gás natural. “Estamos falando aqui da sobrevivência dos taxistas. Estamos sofrendo com uma concorrência desleal. É preciso que se promova a redução do metro cúbico do gás natural. É uma situação dramática onde muitos saem de manhã para trabalhar e manter suas famílias. A categoria precisa marchar unida e as autoridades precisam ter mais consciência”.

Gerson Taxista fez um apelo emocionado ao governador Belivaldo Chagas durante a audiência pública. “Este foi o governo que eu acreditei, que eu votei e fui para as ruas pedir o voto. Eu continuo acreditando nele. Nenhuma liderança sindical vai representar bem sua categoria batendo e xingando a autoridade. Acho que deve prevalecer o diálogo e nós fizemos um apelo verdadeiro, de amigo”.