Por Aldaci de Souza – Rede Alese
Em prosseguimento às ações do movimento Outubro Rosa, a deputada Goretti Reis (PSD), fez uma homenagem na sessão desta terça-feira, 22, ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gaac).
“A gente parabeniza o Gaac pelos 20 anos de serviços prestados, entidade essa que trabalha de crianças e adolescentes com câncer; então a gente só tem que reconhecer e vir a essa tribuna falar da importância que é o Gaac no estado de Sergipe, parabenizando todos que fazem um excelente trabalho na qualidade, no espaço físico, no acolhimento no desenvolvimento de diversos projetos, que precisam do auxílio de toda a sociedade”, entende lembrando a ajuda do cantor Xande, do grupo Harmonia do Samba, homenageado com Título de Cidadão Sergipano.
“A entidade foi fundada em 21 de outubro de 1999, como organização não governamental, por Lygia Ribeiro e suas filhas, objetivando humanizar o tratamento da criança e adolescente com câncer, com diagnóstico de anemia falciforme e outras doenças hematológicas. Apesar de ser uma ONG, o Gaac precisa de uma parceria com os entes governamentais”, acredita.
Segundo a parlamentar, o Gaac mantém a Casa de Apoio Alegria e Esperança, que acolhe os pacientes e seus familiares. “Isso com a hospedagem e transporte enquanto os usuários não terminam o tratamento e retornam para as suas residências. Grande parte desse acolhimento é feito dentro do Hospital de Cirurgia para as pessoas que vem do interior e não têm onde ficar e eles dão todo apoio de hospedagem, alimentação e transporte aos serviços de radioterapia e quimioterapia”, destaca.
Em 2018, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer hospedou em 2018, 402 pessoas; ofereceu café da manhã a 747 pessoas, almoço a 1.314 e jantar a 680 pessoas. “Isso sem contar com assistência psicológica e odontológica, oferecida em várias sessões; liberação de medicamentos e alguns exames, entre outros projetos a exemplo do Estrela Guia, capacitando trabalhadores de atenção básica, para um alerta quanto ao diagnóstico precoce do câncer e ainda eventos como Dia dos Pais, Dia das Mães, Natal e corridas; projetos lúdicos e padrinhos e mágicos”, enfatiza.
Representando o Gaac, o supervisor da entidade, Fred Gomes recebeu da deputada, um ramalhete de flores em nome de todos os voluntários que mantém a instituição viva. “Convido a sociedade a compartilhar nossas histórias de superação e exemplos para cada um de nós nesses 20 anos e ajudar o Gaac no objetivo de construir a nossa sede própria”, disse Fred.
O Grupo de Apoio à Criança com Câncer assiste atualmente 61 crianças e adolescentes, com apoio de 49 colaboradores e 100 voluntários capacitados.
Fotos: Jadilson Simões