Por Ascom Parlamentar
Durante a abertura do 2º Simpósio Constituição de Sergipe, a deputada estadual Janier Mota, declarou que eventos deste tipo, fortalecem a nossa democracia e o papel do legislativo sergipano.
“A Constituição promulgada em 1989, trouxe uma literatura mais inclusiva e democrática, o que reafirmou o papel parlamentar e fortificou a estrutura política de Sergipe” disse Janier.
Após 30 anos, a Constituição recebeu 48 emendas, o que garantiu sua modernidade. “Essa atualização mantém o texto moderno e coerente com as necessidades do povo”, afirmou Nicodemos Falcão, ex-deputado e relator da constituinte.
O sub-secretário geral da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Igor Albuquerque, leu um trecho do discurso do ex-deputado Guido Azedo, que era o presidente da casa na época da promulgação. “Além desse aspecto histórico, procuramos incluir, neste Simpósio, a pauta jurídica e política”, pontuou.
Na primeira palestra do dia, o procurador de justiça do Ministério Público de sergipe, Carlos Augusto Alcântara, trouxe o tema: ‘Tendências e Desafios do Constitucionalismo Estadual’. “É extremamente meritório um evento como esse, pois mostra que temos ordem, que temos lei”, declarou.
Ao final da abertura, Janier parabenizou a Alese pela organização do evento. “É fundamental debatermos os aspectos históricos, jurídicos e políticos da nossa Carta Magna, ainda mais nós que somos parlamentares. Portanto, parabenizo a mesa diretora e toda equipe da casa legislativa”, finalizou.
Foto: Jadilson Simões