Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
Na exposição feita pelo secretário de Saúde de Sergipe (SES), Valberto de Oliveira, sobre a prestações de contas do I Quadrimestre de 2019 da SES, o deputado Georgeo Passos (PPS) fez alguns questionamentos ao secretário diante de serviços, equipamentos e atendimentos que são prestados pela secretaria em hospitais, postos de saúde e maternidades. A apresentação do relatório da SES ocorreu na manhã de hoje, 2, Sala de Comissões da Casa Legislativa.
A prestação de contas do Governo do Estado pela pasta do SES à Alese é uma normativa estadual e visa atender aos princípios da transparência e publicidade das ações do governo. O relatório apresentado aos deputados reúne uma coleta as informações de todas as secretarias e órgãos da administração pública estadual.
Contratos
Diante do geral apresentado, o deputado Georgeo Passos arguiu o secretário sobre a tomada de decisões quanto a paralisação de contratos de servidores da Saúde. O secretário explicou que já vinha sendo cobrado pela Justiça sobre questões ligadas aos contratos indeterminados. “Não foi uma tomada de decisão voluntária da secretaria, estávamos já há algum tempo sendo cobrados pela Justiça sobre esses tipos de contratos, os indeterminados. O cidadão fazia o Processo Seletivo, PSS, e ia ficando ano a ano, por anos, sem findar esse contrato. A regularização de horas extras também nos foram cobradas, e precisávamos resolver todas essas problemáticas”, explicou Valberto.
Carretas
Outro ponto questionado por Georgeo ao secretário foi quanto ao trabalho realizado pelas Carretas da Saúde nos municípios. Sobre a Carreta do Homem, o secretário Valberto de Oliveira explicou que a circulação da carreta já percorreu diversos municípios e já conta com amplo agendamento pelo interior.
“Neste mês, essa carreta já está indo para Itabaianinha, Poço Redondo, entre outras cidades agendadas. Pedimos um protocolo para a distribuição da carreta, sim. E isso não é para engessá-la, pelo contrário, é para preservá-la. A carreta pede uma intensidade de energia para a realização dos exames, e se município não tiver boa prestação de energia os equipamentos da carreta serão danificados”, explicou o secretário, enfatizando que, até o momento, exatos 15 municípios de Sergipe já receberam a Carreta do Homem. Já a unidade da mulher se encontra com alguns agendamentos para o mês de outubro.
Fotos: Jadilson Simões