logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Maria propõe programa de prevenção a enchentes para minimizar impactos das chuvas

Por Assessoria Parlamentar

Por sugestão da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) a Assembleia Legislativa aprovou a Indicação 318/2019 que versa sobre a implementação de programa de prevenção a enchentes em todo o Estado de Sergipe. “Vimos quão impactante foi o resultado das fortes chuvas que caíram em nosso Estado. Então, nada mais oportuno que pensarmos num programa de prevenção e não apenas ações isoladas em momentos de caos”, justificou.

Dentre as ações propostas estão campanhas de educação sanitária e ambiental que deverão ser veiculadas nos meios de comunicação, visando esclarecer a população sobre os problemas sanitários e epidemiológicos causados pelas inundações. Prevê, também, iniciativas para conscientizar os cidadãos sobre a necessidade de mudança de comportamento em virtude dos prejuízos que geram por conta de atitudes inadequadas adotadas por eles mesmos, a começar pelo lixo jogado nas ruas, acúmulo de entulhos às margens dos córregos e dos rios ou próximos a bueiros.

“Os transtornos gerados, advindos da falta de consciência ambiental somente serão minimizados se todos (população e Estado) fizerem a sua parte”, disse a deputada, adiantando que com esse programa o Estado poderá realizar serviços de diagnóstico para a prevenção e o controle das inundações, bem como elaborar projetos básicos de drenagem dos córregos de divisa para os municípios de pequeno porte, assim como para os não aparelhados. “Está claro que não basta contar com um sistema de alerta. É preciso, também, adotar uma política preventiva, tal qual já ocorre em outros Estados brasileiros.

Maria destacou que há pouco mais de um mês, muitos sergipanos sofreram grandes prejuízos ao perderem os seus pertences, em alguns casos, até imóveis em decorrência das fortes chuvas. “Muitas famílias ficaram desabrigadas, restando-lhes a solidariedade das pessoas e dos entes públicos”, disse Maria, observando que esse período é propenso a inundações, dada a dificuldade de escoamento da água.

A deputada lembrou que, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o sexto país no mundo que mais sofre com catástrofes climáticas, sendo boa parte delas causada por enchentes, oriundas das chuvas abundantes e do deficitário sistema de drenagem dos municípios.

Foto: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo