Por Habacuque Villacorte – Rede Alese
O deputado estadual Iran Barbosa (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã dessa quinta-feira (27), para destacar o aniversário dos 50 anos da Rebelião de Stonewall, nesta sexta-feira (28), em Nova York (EUA), em 1969. Desde então, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) celebram o Dia do Orgulho LGBT.
Segundo o petista, o Stonewall é um bar frequentado por esse público e que, na época, sofria repetidas batidas policiais sem justificativa. “Esse bar era uma espécie de refúgio daquela comunidade na região, que era massacrada e extremamente perseguida e criminalizada. Era um ponto de encontro para essa comunidade que sofria ataques violentos da polícia”.
“Até que no dia 28 de junho, quando houve mais um ataque contra um membro da comunidade, as pessoas se rebelaram e partiram para o enfrentamento contra a polícia. Aquele foi o primeiro movimento de uma série em um período de efervescência de luta pelos direitos civis da população negra e manifestações de contracultura ao padrão repressor que imperava naquele momento”, completou o deputado.
Iran ainda pontuou que 1969 ficou marcado pelo movimento de luta e resistência contra a guerra sangrenta do Vietnã e pela luta da comunidade gay. “Como diz a canção de Lulu Santos, que consideremos justa toda forma de amor. Ninguém pode ser punido por amar. Nem mesmo que não seja o padrão conservador de alguns”, completou, registrando a luta do presidente da Adhones (Associação de Defesa Homossexual de Sergipe), Marcelo Lima de Menezes.
Foto: Jadílson Simões