Por Assessoria da Parlamentar
Na tarde da última segunda-feira, 3 de junho, aconteceu na Assembleia Legislativa a sessão de entrega de Título de Cidadão Sergipano ao cantor Xanddy. Na ocasião, a deputada Goretti Reis, junto a advogada Valdilene Martins, que também é defensora da causa, e o presidente da Assembleia, deputado Luciano Bispo presentearam o cantor com a camisa da Campanha de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres e o convidaram para aderir e divulgar a campanha.
“Como uma das pessoas engajadas na causa, não poderíamos perder a oportunidade de convidar Xanddy para aderir esse movimento tão importante e necessário e que objetiva conscientizar os homens sobre o papel que precisam desempenhar para colaborar com o fim da discriminação e violência contra as mulheres. A ocasião foi propícia já que o cantor abraça causas que salvam vidas, a exemplo do apoio ao GAAC e essa, com certeza, será mais uma”, explicou a parlamentar que lembrou que no Brasil o dia 6 de dezembro foi oficializado como Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres através do Decreto de Lei nº 11.489, de 20 de junho de 2007.
A escolha desta data remete a um caso de violência contra as mulheres que chocou o mundo. Em 6 de dezembro de 1989, Marc Lepine, um jovem canadense de 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica de Montreal (Canadá) e ordenou que todos os homens abandonassem o local, para que pudesse assassinar todas as mulheres daquela turma. O Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres nasceu como um “fruto” da Campanha Laço Branco, que no Brasil é coordenada pela Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG).