Por Luciana Botto- Rede Alese
O deputado estadual Talysson de Valmir (PR) prioriza atendimento de pessoas em tratamento de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise e em uso de bolsa de colostomia, através de Projeto de Lei nº 75/2019, que garante atendimentos preferenciais e de imediato, nos órgãos públicos e privados que ofertam serviços a sociedade.
A matéria, em tramitação na CCJ da Assembleia Legislativa de Sergipe, também cria a reserva de vagas prioritárias específicas, na ausência destas, a utilização do uso das reservadas às pessoas com deficiência ou idosos, para que o cidadão, por suas condições limitadas de saúde, mesmo que transitórias, possam desenvolver suas atividades cotidianas em plenitude.
Segundo o autor da propositura, o deputado Talysson, o PL vem criar mecanismos que facilitam o convívio social dos pacientes, assegurando o seu ir e vir no seu exercício da cidadania, bem como o direito de convivência em sociedade, dentro das limitações impostas pelo tratamento.
Ainda de acordo com texto da proposta, estabelece ainda a emissão de documento de identificação, facilitando o reconhecimentos destes pacientes em tratamento, o direito preferencial no atendimento. Vale ressaltar que o documento terá validade inicial de seis meses, podendo ser revalidado através de emissão de um novo comprovante de forma gratuita.
A nova lei, estabelece a aplicação de multa e os valores arrecadados serão destinados a instituições públicas e privadas que realizam tratamento voltados a estas pessoas especificadas.
Foto: Jadilson Simões