Por Ascom Parlamentar
Em reunião solicitada pela deputada estadual Janier Mota, juntamente com o secretário de agricultura de Nossa Senhora da Glória/SE, Djalci Aragão, o presidente do Banese assumiu o compromisso de liberar uma linha de crédito para incentivo e fomento dos pequenos produtores de leite e queijo do sertão sergipano.
“O auxílio para o investimento nas fabriquetas de queijo de Sergipe, foi um dos meus principais compromissos de campanha. Sou sertaneja, conheço a realidade desses produtores e estou imensamente feliz com essa conquista. O apoio do Banese será fundamental e acredito muito no compromisso do presidente do banco,
Fernando Mota, que é um homem sério e que enxerga a realidade do nosso povo sertanejo”, afirmou Janier.
Para que isso ocorra, estão sendo disponibilizadas linhas de crédito com recursos do próprio banco e também com repasses do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste), oriundo do Banco do Nordeste. O capital será destinado ao pequeno empresário do ramo, que tem sua fabriqueta regularizada, para que ele possa ter o financiamento necessário e desenvolva melhor seu negócio, fomentando assim, a economia estadual.
“Com isso, eles terão possibilidade de modernização, construção e até mesmo compra de máquinas e equipamentos, que vão fazer a estrutura funcionar de forma melhor. Estamos antecipando a aplicação desses recursos para que se possa aumentar e incrementar as atividades da bacia leiteira do Estado”, explicou Bruno
Santiago, gerente de áreas e desenvolvimento do Banese.
Sobre a regularização das fabriquetas, o secretário de agricultura, Djalci Aragão, informou que a presidência da Adema se comprometeu em agilizar as licenças que se encontravam em processo. “Conseguimos, com esta atual gestão, diminuir a burocracia, pois não tinha como o produtor do sertão ficar vindo em Aracaju o tempo
inteiro para resolver tantas coisas documentais. Vinte processos de pedido de licença, serão liberados até a próxima semana e o restante, num prazo de 60 dias.
Atendendo aos requisitos, em pouco tempo essas 167 primeiras fábricas estarão licenciadas e no futuro, esperamos regularizar todas. Saio dessa reunião muito feliz e grato pelo apoio da deputada Janier e do Banese”, disse.
Fernando Mota, presidente do Banese, se mostrou aberto a auxiliar no que for preciso. “Que essa linha de crédito gere resultados eficazes e reais, com trabalho sendo feito de verdade e o povo se beneficiando. As fabriquetas atingindo os requisitos básicos sanitários e estando licenciadas, não há porque o nosso banco
não ofertar esse incentivo econômico. Aproveito ainda para agradecer à deputada Janier, pois essa solicitação que ela nos trouxe é muito importante para nós”, pontuou.
LEI SANCIONADA
Para falar do assunto, é fundamental mencionar a lei recentemente sancionada pelo Estado, de autoria do deputado estadual Zezinho Sobral, que regulamenta os processos de fabricação e comercialização das queijarias sergipanas. Nesta lei, existe a emenda modificativa da deputada Janier Mota, que ampliou de seis meses, para um ano, o prazo para que os pequenos produtores se adequem às novas exigências.
“Estou sempre buscando formas de lutar em prol do povo do sertão e todas essas notícias são excelentes para a população. Meu mandato está sempre à disposição”, finalizou Janier Mota.
Foto: Breno Couto