Por Habacuque Villacorte – Rede Alese
O deputado estadual e professor Iran Barbosa (PT) vai promover um amplo debate sobre os 55 anos do Golpe Militar, sob o tema “Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça”, no plenário da Assembleia Legislativa, na próxima segunda-feira (1º), a partir das 8h30.
O evento terá como palestrantes o professor Doutor José Vieira da Cruz, historiador e vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas; e professora doutora Andréa Depieri, do Departamento de Direito da UFS e Secretária-Executiva da Comissão da Verdade em Sergipe.
Segundo Iran Barbosa a ditadura civil-militar que subjugou o Brasil por 21 anos permanece uma ferida aberta de nossa sociedade. “As graves violações de direitos humanos perpetradas pelo Estado, a partir de 1964, ainda pairam, ameaçadoras, sobre a vida política nacional”.
O deputado petista pontuou ainda que o regime perseguiu e encarcerou milhares, que fez da tortura uma prática oficial, que assassinou e provocou desaparecimentos, “insiste em investir contra a memória nacional e afrontar a história de nossa frágil democracia”, acrescentou.
Por fim, Iran Barbosa disse ainda que “quando o Governo Federal propõe celebrar o terror de Estado e exaltar o nome de algozes; a liberdade e as nossas próprias vidas se tornam ameaçadas”, concluiu, convidando para a audiência pública a ser realizada nesta segunda-feira.
Foto: Jadílson Simões