Por Assessoria Parlamentar
No dia 02 de abril, data mundial de conscientização do autismo, a Assembleia Legislativa realizará uma audiência pública sobre o tema. Proposta pelo deputado estadual Luciano Pimentel, a audiência visa promover um debate acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Sergipe, buscando identificar os principais os desafios impostos à efetivação dos direitos concedidos às pessoas com TEA.
“A legislação federal considera o autismo como deficiência para todos os efeitos legais e confere aos autistas direitos que ainda não são atendidos em nosso Estado, a exemplo do atendimento preferencial e de vagas especiais. Neste sentido, propomos a audiência para contribuir com o processo de regulamentação, no âmbito estadual, das garantias previstas em lei”, explica Pimentel.
De acordo com o parlamentar, a conscientização é o primeiro passo para evoluir na prática. “É fundamental conhecer para incluir. Uma das barreiras que os pais e mães de autistas enfrentam é a falta de informação sobre o TEA. Isso porque, se tratando de transtorno que não é visível, os familiares sofrem constantemente com o preconceito e o descaso por parte de diversos setores da sociedade”, pontua Luciano, enfatizando a necessidade de discutir a temática.
Pais, mães e profissionais das áreas da saúde e educação, que conhecem de perto o transtorno e suas particularidades, participarão da audiência que terá início às 14h, no plenário da Alese.