O deputado estadual Georgeo Passos (PPS), que lidera a bancada de oposição na Assembleia Legislativa, se revela preocupado com a crise financeira que atravessa o Estado de Sergipe. O governador Belivaldo Chagas (PSD) levantou a possibilidade de decretar “calamidade financeira” da gestão em um almoço com empresários, na última sexta-feira (18), em um hotel na capital.
Para Georgeo Passos o momento é de “cautela”, mas pontua que o governo não chegou a esta crise financeira “por acaso” e que “os responsáveis devem ser penalizados”. “Os professores da Universidade Federal de Sergipe já haviam revelado que vivemos a década perdida por conta da falta de gestão”, disse.
Em seguida, Georgeo Passos acrescenta que o governador já está no cargo há quase um ano e que tinha conhecimento da realidade financeira desde sempre. “Tudo isso (dificuldades) é fruto de más gestões. Quem produziu essa situação para se decretar a calamidade financeira? Quem será responsabilizado? A questão da Previdência é um gargalo sim, mas o que foi feito para minimizar seus efeitos nos últimos anos? Este não é um problema novo”, critica o deputado.
Por fim, Georgeo entende que o funcionalismo público vai acabar sendo ainda mais penalizado em caso de calamidade financeira. “Os servidores mais uma vez não terão reajuste, os fornecedores tendem a penar ainda mais para receberem e a sociedade vai sofrer com os serviços precarizados. O governador conhecia tudo, participa do governo há vários anos e agora tem que resolver”.
Por Habacuque Villacorte – Rede Alese
Foto: Jadílson Simões