Com a finalidade de resgatar o hábito da leitura, foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) o projeto de lei nº 67 de autoria do deputado estadual Antônio dos Santos (PSC) e sancionada pelo Governo do Estado a Lei nº 8.264 que inclui no calendário oficial de eventos culturais a Feira de Leitura e do Livro de Sergipe (FLISE).
A proposta da nova lei é que incentivar a leitura é importante para o desenvolvimento do intelecto e também o caminho mais curto para adquirir conhecimento.
O parlamentar justificou que em meio ao boom tecnológico das últimas décadas, esse hábito acabou ficando de lado, sendo substituído primeiro pela televisão, depois pelos computadores, pelos videogames e agora pelos smartphones.
“A leitura é a maneira mais antiga e mais eficiente, até hoje, de adquirir conhecimento. E é preciso desconstruir aquela ideia de que ler é um hábito chato e monótono. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam ler revistas, sites, gibis, livros de romance, entre outras leituras de entretenimento, é tão eficaz quanto ler um livro técnico. A diferença é que ler sobre algo técnico oferece conhecimento sobre aquele determinado assunto, enquanto ler sobre variedades estimula o raciocínio e melhora o vocabulário. É clichê, mas é fato: somente escreve bem quem lê bastante”, colocou o parlamentar.
Benefícios da FLISE
Entre as ações e benefícios trazidos pela Feira da Leitura e do Livro de Sergipe está o reconhecimento e promoção dos valores locais, desenvolver ações destinadas às crianças, aos adolescentes e adultos em ciclos de leitura, oficinas, formação de mediadores de leitura, encontros com autores e atividades ligadas ao patrimônio cultural, estimulando as escolas das redes públicas e particulares de ensino a serem parceiras na promoção de concursos culturais, á fim de propiciar a inclusão social, promovendo o turismo e o comércio local.
Por Kelly Monique Oliveira – Rede Alese
Foto: Divulgação/Flickr