Gratuidade em exames de Mormo e Anemia Infecciosa Equina é proposto pelo deputado estadual Jairo de Glória (PRB), através de Projeto de Lei nº 114/2018, em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).
Doença de Mormo e Anemia Infecciosa Equina são patologias que acometem os cavalos, jumentos e os muares ou burros que fazem parte do Programa Nacional de Sanidade dos Eqüídeos (PNSE), estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Vale ressaltar que ambas as enfermidades causam sérios prejuízos aos seus proprietários, como o sacrifícios dos animais e embargo da propriedade.
Os exames laboratoriais para o diagnóstico de mormo e anemia infecciosa equina deverão ser realizados por veterinários e em laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Segundo o deputado Jairo, a proposta pode ser vista como uma ação preventiva contra tais doenças, além de evitar prejuízos financeiros e sentimentais aos seus respectivos criadores.
Por Luciana Botto – Rede Alese
Foto: Jadilson Simões