Arquivo Público de Sergipe: memória e cultura são preservados

O Palácio Carvalho Neto passa por uma especial restauração que visa colaborar com o fortalecimento da memória do sítio histórico da capital sergipana –  composta por prédios públicos.  Palácio abriga o Arquivo Público de Sergipe (APES), situado na praça Fausto Cardoso, no centro de Aracaju. Prédio passa por obra de execução em acordo comum entre o Governo do Estado e a Centrais Elétricas de Sergipe, a CELSE.

A história sobre o imponente prédio público narra que no governo de Mauricio Graccho Cardoso, em 1923, foi criado o Arquivo Público do Estado de Sergipe, o APES.  O gigantesco arquivo teve sua origem na Seção de Arquivo da Biblioteca Pública Provincial, criada em 1848 (Lei n° 2.33), com a finalidade de guardar os originais ou cópias de quaisquer papéis do Governo Geral ou Provincial, cuja guarda no arquivo se julgar conveniente, e para noticias.

O imóvel que hoje abriga o arquivo público,  nominado de Palácio Carvalho Neto, foi construído em 1936 afim de abrigar a Biblioteca Pública e a Secção do Arquivo Público. No terceiro ano após a sua criação, em 1926, o arquivo volta à condição de seção da Biblioteca Pública, mantendo-se nesta situação até 1945. Lá estão salvaguardados documentos manuscritos, datilografados, impressos, iconográficos, cartográficos, obras hemerográficas e publicações, provenientes da Administração Pública Provincial e Estadual, inclusive dos Poderes Legislativo e Judiciário, como também particulares, referentes aos séculos XVIII, XIX e XX.

Em 1947 o  arquivo público muda-se para o imóvel que hoje sedia a Escola do Legislativo (antiga Assembleia Legislativa). A situação permaneceu até 1974, quando foi construído um novo prédio para a Biblioteca Epifânio Dória, no bairro 13 de julho. A Biblioteca mudou-se e o Arquivo Público de Sergipe passou a ocupar sozinho o Palácio Carvalho Neto.

Obra

Foto: SECULT

A obra prevê a recuperação da estrutura física do imóvel. Prédio público terá a  aquisição de máquinas e elevador, também contará com a recuperação do seu auditório. Entre as principais intervenções da obra, está a pintura geral do palácio Carvalho Neto.

A ordem de serviço para recuperação do Arquivo Público de Sergipe ocorreu em março desse ano, 2018. A recuperação do arquivo público está orçada  em R$ 900 mil.  Ato contou com a participação do presidente da Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) Pedro Akos Litsek e do diretor de Operações da empresa, Édio José Rodenheber.

Por, Stephanie Macêdo

Foto de prédio atual: Jadilson Simões