A deputada estadual Ana Lula (PT), em discurso no plenário realizado na manhã desta quarta-feira (18), enfatizou sobre a importância do respeito ao próximo na linguagem do “escutar e aprender”.
Na ocasião, a parlamentar saudou os alunos do primeiro ano do curso técnico de alimentos do Instituto Federal de Educação, que estiveram na Alese em visita, acompanhados do professor de sociologia, com o intuito de conhecerem o parlamento, suas relações, normas e leis que regem uma sociedade democrática.
Na tribuna, Ana Lula fez um breve relato sobre sua criação e formação pedagógica, assim como explicou sobre o atual cenário político sergipano. Para ela, a situação em que seu agrupamento político se encontra é de recessão. Os candidatos não estão tendo acesso ao programa eleitoral, assim como o fundo partidário é muito pouco para os candidatos e seus respectivos pleitos, justificou Ana Lula.
“Sou de classe média, tive uma educação muito urbana, sempre voltada às visões progressistas. Meu irmão, meu tio/pai tinham uma visão progressista- esquerdista. Contudo, minha grande escola foi o movimento sindical e o partido dos trabalhadores”, disse Ana acrescentando “é o partido dos trabalhadores que me ensina a escutar os vários segmentos da população sergipana. A escutar e aprender com os quilombolas; a escutar e aprender com os trabalhadores sem terra; a escutar e aprender com os trabalhadores sem teto; a escutar e aprender com os movimentos das mulheres em busca de sua autonomia e liberdade; a escutar e aprender com os irmãos e a comunidade LGBT, entendendo todo o processo de preconceito de discriminação da nossa sociedade; a escutar e aprender com o movimento dos irmãos negros, entendendo que o preconceito racial é estruturante, faz parte da estrutura e da cultura do nosso povo, de uma escravidão que durou mais de 300 anos e que nós precisamos a todo momento superar o preconceito para poder respeitar o outro como igual”, ressaltou
Para Ana Lula, foi essa caminhada de respeito ao próximo, que permitiu ao longo da sua vida, disputar politicamente concepções, programas e projetos dentro do partido dos trabalhadores.
Por Luciana Botto- Rede Alese
Foto: Internet