No Brasil de hoje, homens e mulheres têm os mesmos direitos garantidos por lei. Mas no passado, nem sempre foi assim. Às mulheres, por exemplo, não podiam votar. A primeira mulher a exercer o direito do voto teve essa conquista muito antes de 1932, Celina Guimarães Viana aproveitou que o Rio Grande do Norte foi o primeiro estado a aplicar a lei que estabelecia as regras para o alistamento eleitoral e, além disso, acrescentava um artigo que garantia o voto a ambos os sexos. Mesmo assim, o voto dela foi anulado após decisão do senado.
Todo o cenário que envolve origem, evolução e atualidades sobre a história do voto do Brasil vem sendo apresentado em 30 episódios, esses, exibidos nas redes sociais da Assembleia Legislativa de Sergipe. Acesse agora o canal da Alese no Youtube e acompanhe o mais novo episódio da Web Série “O Voto”, e conheça a história do voto feminino no Brasil.
Episódios
A série lançada pela Rede Alese conta a história do voto no Brasil, passando pelos períodos do Império e da República. Faz um apanhado histórico, num misto entre estrutura, curiosidades, proibições, do voto direto e indireto, a quebra de tabus em torno da mulher e o direito de votar. Um dos episódios da série é sobre a história do voto no estado de Sergipe e faz menção à professora Quintina Diniz, primeira deputada estadual eleita em Sergipe no ano de 1934.
Por Stephanie Macêdo
Foto: Arquivo/FGV