O deputado estadual Luciano Pimentel (PSB), apresentou Indicações Parlamentares Nº 148 e 150/2018 apresentadas à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), neste mês de junho, encaminhadas ao Governador do Estado, Belivaldo Chagas, visando melhorias à população do município de Aquidabã.
Indicação 150 propõe a viabilização de um projeto de Reformas dos Mercados da Carne e do Peixe e o deputado Luciano Pimentel entende que o espaço é fonte de renda de muitas famílias da região. De acordo com o parlamentar, a suspensão das atividades poderá trazer aos munícipes da região prejuízos.
Em Justificativa, o deputado Luciano Pimentel disse que as condições básicas de vida são dever do Estado, em sentido amplo, cuja finalidade é assegurar o direito a saúde, garantindo, por intermédio de políticas públicas sociais, econômicas e ambientais à redução do risco de morte.
De acordo com o parlamentar, o mercado informal do abate clandestino é responsável por cerca de 50% do mercado nacional, elevando o risco à saúde pública, através de zoonoses, a exemplo da fasciola hepática cisticercusbovis, responsáveis pela maioria das condenações de carcaças em frigoríficos e matadouros.
“Reforma dos mercados da carne e do peixe deve atentar-se a importância de uma revisão de inspeção sanitária, de acordo com as normativas para que possa servir o consumidor qualidade visual e gustativa da carne, bem como aspectos higiênico- sanitário”, justificou.
Indicação 148 solicita a implantação de um poço artesiano no povoado Segredo, em Aquidabã, para que possa proporcionar mais qualidade de vida a mais de 300 famílias que moram na região.
Por Rede Alese
Foto: Jadilson Simões