logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Deputados aprovam uma série de projetos do Executivo na Alese

Os deputados estaduais apreciaram e aprovaram, nas Comissões Temáticas e em plenário, uma série de projetos de autoria do Poder Executivo Estadual. Também passaram propostas dos parlamentares, do Poder Judiciário e do Tribunal de Contas do Estado. Todos os projetos foram aprovados por unanimidade. Se reuniram os membros das Comissões de Constituição e Justiça, de Administração e Serviços Públicos; e de Economia, Finanças, Orçamento e Tributação.

De autoria do Executivo foi aprovado o PL que faz algumas alterações na Lei que institui a Carreira de Delegado de Polícia na Administração Direta do Poder Executivo, estabelecendo que são requisitos básicos para o ingresso no cargo de Delegado de Polícia diploma devidamente registrado de conclusão de curso de nível superior de bacharelado em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC e ter, no mínimo, 18 anos na data da posse.

DSC_0827A proposta foi aprovada com o entendimento que o concurso público para o cargo de delegado deve ser realizado em nove fases garantindo, através de emenda modificativa, a permanência da prova oral, sobre conhecimentos específicos. A emenda aprovada pela Alese atendeu a uma reivindicação da Adepol (Associação dos Delegados de Polícia).

Outro projeto do Poder Executivo apresenta alterações em leis que visam à modernização institucional da Polícia Militar propondo a criação do Corpo Musical da PM composto por Banda Sinfônica, uma Big Band, um Quarteto de Clarinetes, um Quarteto de Saxofones, um Quinteto de Metais e uma Banda de Cornetas.

Bombeiros e PMs

Um projeto de Lei Complementar de interesse dos militares, muito esperado pela categoria, e que foi aprovado por unanimidade pelos deputados é o que versa sobre o ingresso como Oficial do Corpo de Bombeiros Militar e na PM. Para o primeiro caso, estava estabelecido o ingresso apenas para bacharéis em Direito e graduados em qualquer Engenharia. Agora o ingresso como Oficial na corporação será oportunizado para qualquer graduação.

Já para o Curso de Formação de soldados da PM e do Corpo de Bombeiros se exigirá a graduação de nível superior ou tecnólogo obtida em instituição reconhecida pelo MEC, passando a valer após cinco anos da publicação da Lei Complementar aprovada em 1º de dezembro de 2016. Até lá a exigência ainda será admitido o nível médio de escolaridade.

Outros

Também de autoria do Executivo passou o projeto que modifica a denominação da carreira e do cargo de Técnico em Políticas Públicas e Gestão Governamental, da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual.

Em outro projeto do Poder Executivo foi aprovada a alteração que dispõe sobre a comunicação eletrônica entre a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) e o sujeito passivo dos tributos estaduais, passando a valer o entendimento de que elas devem ser realizadas por meio de DEH (Domicílio Eletrônico Habilitado), mediante uso de assinatura eletrônica.

Também foi aprovado o projeto que acrescenta o parágrafo 2º onde se a devolução do AR à repartição fazendária não ocorrer no prazo de 90 dias de sua postagem, a citação ou intimação deverá ser realizada por meio eletrônico. Ainda passou a proposta do governo que cria o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Estadual para a População em Situação de Rua.

Concessões

DSC_0836Foram aprovadas várias concessões de espaços públicos pelo Poder Executivo Estadual. Em um deles foi outorgado mediante cessão de uso ao Município de Rosário do Catete o imóvel localizado na Praça Major Manoel José Ferreira; também em Rosário do Catete foi aprovado o PL que outorga o imóvel que funcionava a Escola Estadual Leandro Maciel.

Já para o Município de Frei Paulo foi outorgado o imóvel localizado na Praça Filadelfo Brandão, no povoado Mocambo. Também por lá o imóvel situado no Povoado Alagadiço. Já para o Município de Carira foi outorgado o imóvel localizado na Praça José Durval Matos e o imóvel que fica na rua Juarez de Lima Oliveira.

Tribunal de Contas

De autoria do Tribunal de Contas foi aprovado o projeto de lei que rever o vencimento básico dos cargos e funções do quadro de pessoal da Corte em um percentual único de 3,60%.

Poder Judiciário

De autoria do Poder Judiciário foi aprovado o Projeto de Lei Complementar que cria a 2ª Vara da Comarca da Barra dos Coqueiros, a 3ª Vara Criminal da Comarca de Nossa Senhora do Socorro, a Comarca de Riachão do Dantas, a 2ª Vara da Comarca de Neópolis, a 2ª Vara da Comarca de Nossa Senhora das Dores, além de modificar a competência da 4ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju.

Moção

De autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PP) foi aprovada a Moção que apela ao governador Jackson Barreto no sentido de adotar as medidas necessárias à viabilização da implantação de uma nova indústria no galpão da antiga fábrica da Azaléia em Ribeirópolis.

 

Da Agência de Notícias Alese

 

Foto: Jadilson Simões

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo