logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Sílvia Fontes questiona Almeida sobre ações e responsabilidades na gestão da Saúde estadual

O secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, fez a prestação de contas do último quadrimestre de 2017, na Sala de Comissões da Alese, na manhã desta terça-feira, 27. A deputada Sílvia Fontes, presidente da comissão de Saúde,  Higiene, Assistência e Previdência da Alese, dirigiu a reunião, da qual fizeram parte os deputados capitão Samuel, Georgeo Passos, Moritos Matos, Ana Lúcia, Venâncio Fonseca, Maria Mendonça e o presidente da casa, Luciano Bispo.
O secretário destacou que a dotação orçamentária para o ano passado foi de R$ 1,4 bilhões e as despesas ultrapassaram R$ 2,69 milhões. De acordo com o secretário o valor que ultrapassou a dotação inicial se deve a suplementações que se fizerem necessárias ao longo do ano passado.
“Em 2017, a secretária de Saúde recebeu trinta e seis milhões e quatrocentos mil reais a menos que na dotação do ano anterior. Prometi fazer mais por menos, mas me arrependi de ter dito isto. Não era para ter vindo a menos, mas a realidade que se encontra o Estado acarretou nesta diminuição”, disse Almeida antes de destacar os números técnicos das ações realizadas em 2017; a inauguração do novo centro administrativo da Saúde e a instalação do novo acelerador linear no Hospital de Urgências de Sergipe.
Ao término da explanação, a presidente da comissão de Saúde da Alese, deputada Sílvia Fontes, questionou que auto-avaliação Almeida Lima faz da sua gestão à frente da Saúde do Estado. “O problema da Saúde é falta de dinheiro ou gestão?”, perguntou Sílvia, que inquiriu também acerca da constante falta de medicamentos na rede e a triste situação dos pacientes oncológicos do Hospital Cirurgia.
Ainda nesta reunião, Sílvia entregou ao secretário um requerimento, com prazo de dez dias, para que ele apresente à Comissão de Saúde da Alese, documentos sobre as despesas diretas e indiretas com a implantação do novo centro administrativo da Saúde; esclarecimentos sobre a acumulação do cargo de secretário e presidente da Comissão Estadual de Saúde; o atual organograma da Secretaria, com respectivos cargos e vencimentos; as nomeações da atual equipes do CIEVES; as atas de convocações, deliberações e reuniões do Conselho Curador da Saúde, do CIB/CIE, e do Conselho Estadual de Saúde.
No mesmo documento, a deputada solicitou o encaminhamento da criação de uma Comissão Institucional de verificação de óbitos e prontuários com a participação dos conselhos regionais de medicina e enfermagem, Conselho Estadual de Saúde, CRF, COSEMS, Comissão de Saúde da OAB/SE, Comissão de Saúde da Alese, e as entidades de pacientes Mulheres de Peito e ARCRESE.
Por, Assessoria Parlamentar

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo