logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Propriá recebe seminário da Câmara dos Deputados sobre Revitalização do Rio São Francisco

Auditório lotado de ambientalistas, trabalhadores rurais, estudantes, militantes sociais e sindicais que foram até o município de Propriá para debater a situação da Bacia do Rio São Francisco e Propor Medidas para sua Revitalização, durante seminário realizado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. A iniciativa foi do deputado federal João Daniel, por meio de requerimento, em parceria com a Frente Parlamentar Mista de Meio Ambiente, Segurança Alimentar e Comunidades Tradicionais da Assembleia Legislativa, coordenada pela deputada estadual Ana Lúcia.

Defensora do Velho Chico e das questões ambientais, Ana Lúcia participou do evento, ao lado de diversas lideranças dos movimentos e parlamentares federais e municipais, para escutar as demandas da população e os dados apresentados pelos especialistas na área ambiental com vistas a operacionalizar os encaminhamentos necessários no sentido de buscar medidas para a revitalização do Rio São Francisco. A audiência foi presidida pelo deputado Nilto Tatto (PT-SP), coordenador da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.

Ana Lúcia explicou que o Seminário é resultado de um dos encaminhamentos de audiência pública realizada em setembro deste ano em Canindé do São Francisco pela Frente Parlamentar Mista de Meio Ambiente, Segurança Alimentar, Comunidades Tradicionais e dos Povos de Terreiro. “Diante da gravidade da situação em que se encontra o Rio São Francisco, compreendemos que era necessário nacionalizar este debate e envolver o Congresso Nacional”, destacou Ana Lúcia.

A parlamentar alertou que a população do Estado depende diretamente das águas do São Francisco. “Precisamos salvar esse rio porque a população de Sergipe depende em 70% dessa bacia do Rio São Francisco e a população aracajuana depende 60% de suas águas”, informou.

ana riosf“Estamos nessa luta porque não está em jogo apenas a água, que é um bem fundamental para a vida humana, mas também o Rio São Francisco constitui a cultura do ribeirinho. Portanto, a agressão a esse rio é uma agressão a cada ribeirinho, a cada homem, a cada mulher e a cada criança que vive às suas margens”, completou Ana Lúcia.

Representando o movimento quilombola de Sergipe, o líder comunitário da comunidade Brejão dos Negro, Magno de Oliveira, denunciou a salinização dos lençóis freáticos no baixo São Francisco e lamentou a situação em que se encontra a foz do Rio. ”Estamos roucos de tanto gritar, mas continuamos gritando. Na comunidade quilombola onde vivo temos que caminhar muito para conseguir água, e de um carro pipa. Isso ao lado do Rio São Francisco. Uma vergonha!”, desabafou.

Assoreamento, desmatamento das matas ciliares, salinização de suas águas, uso de agrotóxico, poluição e despejo do esgoto sanitário foram apontados como alguns dos principais causadores de desequilíbrio ambiental da Bacia do São Francisco.

“Em seus 2.863 quilômetros, o Rio São Francisco possui 168 afluentes, que perpassam 6 estados brasileiros e o Distrito Federal, atingindo de 505 municípios. 70% da água da região Submédio São Francisco está imprópria para consumo humano. Na Região do Baixo, este percentual é de 55%”, apontou Jose Maciel Oliveira, vice-presidente do Comitê da Bacia do Rio São Francisco.

Quase 80% da água do rio é utilizada para irrigação, em sua maioria do agronegócio e apenas 1% é utilizada pela zona rural. Diante disso, a coordenadora do Movimento dos Pequenos Agricultores Rafaela Alves, denunciou a degradação do rio por parte do agronegócio, cujo único objetivo é ampliar o lucro, sem que haja qualquer preocupação nem com o meio ambiente, nem com a população ribeirinha, nem com os pequenos produtores rurais.

503310f9-f6d3-4065-adda-3cb8ddf06a3cPor meio de dados e imagens, o Superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ailton Francisco da Rocha, desnudou o desequilíbrio ambiental do Rio São Francisco.  Ele destacou que a vazão do Rio, na região de sua nascente é de 42%; no médio São Francisco, a vazão atinge seu máximo, 53%. Nas regiões do submédio e no baixo, a situação do Velho Chico é periclitante: atinge 4% no submédio e apenas 1% no Baixo São Francisco. Além disso, 48% da sua área está desmatada. “O fato é que o Rio São Francisco está agonizando”, resumiu Ailton.

Diante da imensa necessidade da revitalização da bacia, a deputada Ana Lúcia propôs encaminhar um documento para a bancada de Sergipe na Câmara Federal que priorize para orçamento impositivo de 2019 um valor substantivo para o que se possa investir na revitalização da Bacia do Rio São Francisco e em aterro sanitário. A proposta foi acatada prontamente pelos presentes.

Diversidade

O Seminário chamou a atenção pela diversidade de atores e instituições presentes. Entre os presentes, estiveram Oscálmi Porto Freitas, representante da CODEVASF; Lucas Nascimento, representante da Federação Nacional dos Urbanitários; Rogério Carvalho presidente do PT; Jorge Tupinambá, representante do Sindisan; Padre Isaías, representando as pastorais sociais da igreja católica, além de representantes dos prefeitos de Propriá e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Parlamentares municipais também prestigiaram o encontro: Petrônio Silva, de Pacatuba, Eudis e Dilma da Colônia, ambos de Propriá,

 

Da Assessoria do Parlamentar

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo